Notícias

Profissionais da Saúde de Olinda recebem capacitação contra o sarampo

O objetivo foi discutir os sintomas e notificações, além de orientação quanto à caderneta de vacinação

Publicado por: Secom, em: 30/09/19 às 17:26

Serão capacitados cerca de 80 profissionais da saúde de Olinda – Foto: Sandro Barros / PMO

Enfermeiros e técnicos da rede municipal de Olinda receberam capacitação de vacinação contra o sarampo, na tarde desta segunda-feira (30), no auditório da Prefeitura de Olinda. O minicurso abordou os sintomas e a maneira correta de preenchimento da caderneta da saúde da população. As atividades estão sendo ministradas pela coordenadora do Programa Nacional de Imunização de Olinda, Roberta Alcântara, e também será realizada na próxima quarta-feira (02.10), no mesmo local.

A capacitação tem o objetivo discutir os sintomas e notificações, além de orientação quanto à caderneta de vacinação. Serão capacitados cerca de 80 profissionais da saúde de Olinda. Foram alinhados pontos da operacionalização da campanha nacional de imunização contra o Sarampo, que acontece nos meses de outubro e novembro. A campanha ocorre em duas fases. A primeira será realizada de 07 a 25 de outubro, contemplando crianças de 06 meses a 04 anos de idade e a segunda fase em novembro de 18 a 30. Nesta fase, a campanha terá a característica seletiva, ou seja, servirá para atualização da carteira de vacinação da população

A melhor forma de não contrair o sarampo é se vacinando. Esta doença é viral, infecciosa, grave, extremamente contagiosa e comum na infância. O sarampo é geralmente acompanhado por febre, manchas vermelhas no corpo, tosse, coriza e conjuntivite, independentemente de idade. A transmissão pode acontecer de quatro a seis dias antes o surgimento das manchas e quatro dias após o aparecimento dos sintomas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

%d blogueiros gostam disto: