Notícias

Servidores concluem curso para ampliar ações de resgate social de jovens

Trabalho faz parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Publicado por: Marcílio Albuquerque, em: 01/10/19 às 13:18

Crianças e adolescentes de Olinda e demais municípios da Região Metropolitana, reuniram-se, nesta terça-feira (01.10), na sede da Prefeitura da cidade. A solenidade marcou a conclusão do quarto módulo do curso: “O orientador social e a prática cotidiana”. O trabalho faz parte das ações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que inclui atividades educacionais, artísticas, culturais, de lazer e esportivas, atendendo menores em situação de vulnerabilidade social.

Em Olinda, as ações são coordenadas pela Secretaria-Executiva de Assistência Social, em parceria com sete organizações. De acordo com a titular da pasta, Mônica Ribeiro, ao todo, 1,3 mil menores, com idades entre 6 e 17 anos, recebem este atendimento. “São ações que fortalecem o vínculo entre as famílias e a comunidade, evitam a evasão escolar e constroem a cidadania”, ressaltou. Nesta etapa, a garotada apresentou seus projetos, sob o tema acolhida, incluindo também intervenções de pintura e apresentações musicais.

Entre os participantes, oriundos de comunidades carentes, estão pessoas com deficiência, aqueles que sofreram violência, vítimas de trabalho infantil, jovens e crianças fora da escola, outros que cumprem medidas socioeducativas, entre outros segmentos. A formação é fruto da articulação da Editora Paulus, com o grupo de coordenações e o poder público.

Além do curso, Olinda e os demais municípios da RMR participaram do programa Direito e Cidadania, recebendo 1,3 mil kits de livros, cada um composto por cinco volumes. Eles foram distribuídos às crianças e adolescentes, trabalhando dentro e fora das salas de aula. De acordo com a organização, o serviço tem como objetivo promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva.

Este slideshow necessita de JavaScript.

%d blogueiros gostam disto: