Notícias

Profissionais do Bolsa Família participam de capacitação

O objetivo é conscientizar os profissionais para o papel do cadastramento único no combate a exclusão social

Publicado por: Secom, em: 21/04/11 às 0:28
Serão 120 novos profissionais capacitados para realizar o cadastro do Bolsa Família. Na foto, a ação Rua da Cidadania em Salgadinho. Foto: Chico Santiago/Pref. Olinda

Serão 120 novos profissionais capacitados para realizar o cadastro do Bolsa Família. Na foto, a ação Rua da Cidadania em Salgadinho. Foto: Chico Santiago/Pref. Olinda

Entre os dias 26 e 29 de abril, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos de Olinda em parceria com o Governo do Estado de Pernambuco, realiza capacitação para 120 entrevistadores do Programa Bolsa Família. Os profissionais receberão instruções de como proceder com o novo Cadastro Único para Programas Sociais (CADUNICO), desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, de acordo com a Instrução Operacional Nº 38 SENARC/MDS, em vigor desde o dia 21 de março de 2011.

A mudança no cadastro tem exigido esforço redobrado dos profissionais que lidam diariamente com atualização e preenchimento do CADUNICO Versão 7. Com o novo documento, o funcionário preenche cerca de 28 páginas de informações, aumentando em aproximadamente 50 minutos o tempo médio de atendimento por família. Antes, o documento físico exigia o preenchimento de um caderno com menor quantidade de páginas.

Em Olinda existem mais de 60 mil famílias cadastradas no CADUNICO, das quais 34 mil são beneficiárias do Programa Bolsa Família. Diante deste cenário inicial, a capacitação foi montada para abreviar o tempo de agendamento prévio, ampliando a capacidade de atendimento. Durante a formação, os profissionais receberão informações detalhadas sobre o novo CADUNICO e seu preenchimento, além de treinamento de como se portar durante a entrevista. Ao final da capacitação, todos passarão por uma avaliação que indicará se a pessoa está habilitada para a função. Para isso, será preciso obter um aproveitamento de 80% da prova.

Para o instrutor da capacitação e funcionário do Programa Bolsa Família em Olinda, Artur Costa, a formação tem como base conscientizar os profissionais para o papel do cadastramento único no combate a exclusão social. Costa irá coordenar a capacitação em outros 18 municípios de Pernambuco no período de abril a maio de 2011.  A capacitação no município acontecerá na FUNESO, das 8h às 17h.

%d blogueiros gostam disto: