Programa de Eficiência Energética da Celpe entrega 172 geladeiras em Olinda

Troca de refrigeradores velhos por novos aconteceu na Unidade Executora Municipal do Prometrópole. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Olinda, Celpe, Governo do Estado e Fundação AVSI

Publicado por: Secretaria de Comunicação, em: 22/06/10 às 13:58
Programa de Eficiência Energética possibilita a troca de geladeiras velhas por novos refrigeradores econômicos – Foto: Passarinho/Pref.Olinda

A Fundação AVSI, Celpe, Governo do Estado e Prefeitura de Olinda realizaram, nesta terça-feira (22), no município a primeira doação de geladeiras no bairro do Varadouro, por meio do Programa de Eficiência Energética da Celpe. Durante toda a manhã as pessoas cadastradas trocaram suas geladeiras velhas por novas, na Unidade Executora Municipal do Prometrópole. Segundo a coordenadora de Projetos da Fundação AVSI, Ana Maria Bianchi, 172 pessoas receberam o eletrodoméstico e 648 fizeram troca de lâmpadas.

O cadastramento de moradores de diversas comunidades de Olinda teve início em junho. Os beneficiados fizeram substituição gratuita de lâmpadas e refrigeradores antigos por equipamentos novos e econômicos. A iniciativa visa incentivar o consumo eficiente de energia elétrica, além de adequar o valor da conta de energia ao orçamento doméstico de cada família.

O convênio beneficia moradores das comunidades de Peixinhos, Azeitona, Varadouro, São Benedito, Caenga, Caixa d’Água e Passarinho, uma região na Bacia do Rio Beberibe que possui uma população de 62.401 habitantes. São áreas que sofrem intervenção de urbanização e infra-estrutura por meio de programas como Prometrópole e Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e também ações de desenvolvimento social executadas pela AVSI com programas de geração de renda para jovens e adultos e fortalecimento das organizações da sociedade civil presentes no território.

Para ter direito à substituição da geladeira os beneficiados precisaram confirmar cadastro na Tarifa Social, apresentar consumo mensal superior a 70 kWh/mês e estar adimplente com a companhia e ter um refrigerador em precárias condições de uso, já que a doação efetuada pela Celpe ocorre mediante ao recolhimento do equipamento antigo.