Notícias

Programa Educar pra Valer é lançado em Olinda

Diretores e coordenadores do município conheceram novo parceiro, que visa elevar o índices educacionais

Publicado por: Redação da Secom, em: 26/02/19 às 16:40

Foto: Júlio Santos/ Prefeitura de Olinda

A Prefeitura de Olinda, a Fundação Lemann e Fundação Bem Comum reuniram diretores, coordenadores pedagógicos e equipes técnicas da Secretaria de Educação do município para apresentar o Programa Educar pra Valer, novo parceiro do ensino da cidade. O lançamento foi realizado nesta terça-feira (26), no Palácio dos Governadores, sede da Prefeitura, no Varadouro.

O Programa chega a Olinda com objetivo de elevar o índices educacionais na rede municipal de ensino, com a missão de impactar positivamente o desempenho do processo de alfabetização e letramento dos estudantes regularmente matriculados nas turmas de 2º a 5º anos , como também na permanência com sucesso dos mesmos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

“A parceria terá quatro anos conosco. Vamos trabalhar na aprendizagem, fornecimento de materiais e subsídios para a execução as atividades. Temos Sobral, no Ceará, como exemplo. O município ficou em primeiro lugar, durante cinco anos, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Queremos trazer isso para cá, tenho certeza que em 2019 já teremos um dos melhores índices do País”, destacou o secretário de Educação, Paulo Roberto Souza.

A partir de março, a estratégia vai realizar formação continuada para diretores escolares e coordenadores pedagógicos, além da equipe de assistentes técnico-pedagógicos. A capacitação abordará avaliação e monitoramento da aprendizagem. A escolha por Olinda se deu pela capacidade de crescimento que a Rede Municipal vem demonstrando, revelados por estudos realizados com dados dos últimos resultados do Ideb. O registro aponta crescimento de 4,0 para 4,5 pontos.

“Só do Prefeito Professor Lupércio ter ido ao Ceará, passar quatro dias, com tanta responsabilidade que sabemos que ele tem aqui em Olinda, é um sinal muito importante do interesse do gestor em melhorar a educação local. Espero que possamos colaborar somado aos esforços do município, para que tenham progresso em educação. Estamos com desejo de contribuir bastante, para dar melhores oportunidades aos jovens”, acrescentou o coordenador geral do Educar pra Valer, José “Veveu” Arruda.

Com a implantação em Olinda, haverá formação continuada para os professores, gestores escolares e técnicos, tendo como objetivo principal a universalização da alfabetização das crianças até os sete anos de idade, bem como a elevação dos indicadores da rede de ensino. O programa é pautado na experiência vivenciada em Sobral, tendo apresentado o melhor resultado em educação do Brasil.

“É mais um parceiro que chega para garantirmos uma educação e uma vida melhor aos olindenses. Queremos que o município, que é a cidade do Carnaval, seja a cidade da educação”, comentou a secretária executiva de Programas e Políticas Educacionais, Edilene Soares, que teve seu discurso reforçado pelo coordenador estadual do Educação pra Valer, Júlio Cavalcanti. “Vejo os envolvidos com a secretaria de educação do município muito motivados, isso é gratificante”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

%d blogueiros gostam disto: