Notícias

Programa Mãe Olinda promove última visita do ano

Com o lema “Aqui nascem os filhos de Olinda”, o programa acontece nas últimas terças-feiras de cada mês.

Publicado por: Secom, em: 15/12/09 às 16:09
Foto: Passarinho / Pref. Olinda

Foto: Passarinho / Pref. Olinda

A secretaria de Saúde de Olinda irá realizar hoje (15), a última visita do ano do Programa Mãe Olinda. Iniciado desde maio de 2008, o Programa consiste em apresentar às futuras mães, cadastradas e acompanhadas pelas Unidades de Saúde da Família (USF´s) do município,  as maternidades Brites de Albuquerque e Tricentenário, para que sejam conhecidos todos os passos, desde a triagem até o parto, esclarecidas dúvidas e amenizados medos tão comuns em se tratando da hora de dar a luz.

Com o lema “Aqui nascem os filhos de Olinda”, o programa acontece nas últimas terças-feiras de cada mês. Microônibus, com equipes especializadas em Saúde da Mulher, são disponibilizados para recolher as gestantes nas sedes de casa USF. Durante o percurso, Agentes das equipes conferem o cartão Pré-Natal de cada parturiente.

As beneficiadas pelo Programa Mãe Olinda são recepcionadas pelos diretores das maternidades. Ainda acompanhadas dos diretores e das equipes, as futuras mães conheceram as enfermarias, os procedimentos pré-parto e a sala de parto. Ao final da visita, serão entregues a elas bolsas para os pertences dos bebês. “Com o acompanhamento, as mulheres se sentem mais amparadas e seguras para esse grande momento de suas vidas”, analisou Cristina Menezes.

DOULAS – Além de todo apoio, as mães que terão seus partos realizados nas maternidades municipais ainda poderão contar com as Doulas. A palavra grega Doula significa mulher que serve. Em Olinda, elas estão presentes, desde outubro de 2006 na maternidade Brites de Albuquerque.

A função da Doula, serviço voluntário, é acompanhar as gestantes no pré-parto e no parto, porém não substituindo o marido ou o acompanhante, para acalmar as futuras mães e explicar para elas todos os procedimentos que serão feitos, amenizando a insegurança e transmitindo calma em um momento cheio de expectativas.
Para ser doula basta ser maior de idade e passar por uma capacitação, dada por equipes das maternidades, no qual as voluntárias irão ter aulas de noções de parto, funcionamento do corpo e noções de psicologia.

%d blogueiros gostam disto: