Programa ProJovem Trabalhador beneficia jovens no Córrego do Monte

Jovens da comunidade foram beneficiadas com kits manicure e produtos essenciais para iniciar a atividade de manicure, numa parceria da prefeitura de Olinda com o Ministério do Trabalho

Publicado por: adminolinda, em: 14/02/11 às 15:09
Entrega de kit-manicure no Córrego do Monte. Foto: Thabata Alves/Pref.Olinda

Foto: Thabata Alves/Pref.Olinda

Mais de vinte alunas do curso de serviços pessoais do ProJovem Trabalhador, receberam, no último sábado (12), kits manicure, contendo alicate de unha, esmaltes, toalhinhas, bacia e acetona, entre outros produtos essenciais para iniciar a atividade de manicure. A entrega do material aconteceu na sede da Associação dos Moradores do Córrego do Monte, no Bairro dos Bultrins. O programa realizado em 2010 pela Prefeitura de Olinda através da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude em parceria com o Ministério do Trabalho, formou 120 turmas no Município.

O ProJovem Trabalhador tem como objetivo capacitar jovens para o mercado de trabalho e ainda apresenta alternativas geradoras de renda, para homens e mulheres com idade entre 16 e 29 anos. Em Olinda o projeto atendeu três mil jovens. Do total de pessoas atendidas pelo programa, mais de 700 foram inseridas no mercado de trabalho. Os alunos das áreas de construção e reparos, alimentação, turismo e serviços pessoais foram os que mais conseguiram vagas de emprego.

A presidente da Associação dos Moradores do Córrego do Monte, Magaly Andréa Alexandre da Silva, afirmou que o projeto (concluído em maio de 2010) não só ensinou uma profissão, bem como elevou a auto-estima das alunas da comunidade. No curso, as jovens tiveram aula de maquiagem, manicure, depilação, corte de cabelo e penteado.

As donas de casa Jaqueline Barbosa, 27 anos, e Valdeciria Ramos, 29, contaram que aprenderam a fazer unha e cortar cabelo no curso. Atualmente elas trabalham como manicure. “Aprendi tudo isso através do ProJovem e agora como manicure ganho por semana entre R$ 60,00 e R$ 70,00. Pretendo montar um salão, assim que conseguir juntar dinheiro”, disse Jaqueline.

O coordenador adjunto da Juventude de Olinda, Roberto Santana, compareceu a cerimônia e falou da pretensão de renovar o projeto. “Nossa intenção é ampliar o número de vagas, caso o programa seja renovado”, garantiu Roberto.

Em Olinda o programa formou 120 turmas. As aulas foram ministradas em 65 núcleos distribuídos em 18 bairros, no período entre 24 de dezembro de 2009 e 27 de maio de 2010.