Programa Saúde na Escola realiza capacitação com Agentes de Saúde de Olinda

O objetivo é que os agentes identifiquem alunos com problemas de visão. A ação faz parte do projeto Olhar Brasil do Ministério da Saúde

Publicado por: adminolinda, em: 26/08/11 às 13:42
Solenidade no Centro de Convenções na implantação do Olhar Brasil - Foto: Secretaria de Saúde de Olinda

A Secretaria de Saúde de Olinda, através da coordenação do Programa de Saúde na Escola (PSE), realiza na próxima segunda-feira, (29), na Policlínica Barros Barreto, às 9h, uma capacitação do Projeto Olhar Brasil destinada aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s). O objetivo é promover uma formação continuada para subsidiar a realização de triagem oftalmológica e acuidade visual nos escolares da rede municipal de ensino.

Serão capacitados em torno de 25 Agentes de Saúde para trabalharem mensalmente nas escolas, nos quais realizarão triagens oftalmológicas com encaminhamentos para a realização de exames, visando minimizar as dificuldades de aprendizagem dos estudantes nos quais têm problemas de visão.

Olhar Brasil – É um projeto instituído pelo Ministério da Saúde em Portaria Ministerial de 2008, cujo objetivo é identificar problemas visuais dos estudantes da Rede Municipal de Ensino Fundamental, prestar assistência oftalmológica com fornecimento de óculos para os estudantes que necessitam, bem como otimizar a atuação dos serviços especializados em oftalmologia.

O Projeto Olhar Brasil está no município de Olinda desde Setembro de 2010. O programa tem a participação dos ACS’s das Unidades de Saúde, na ampliação de suas ações abrangendo toda a rede municipal de ensino e ampliando sua parceria com as Unidades de Saúde.