Notícias

Programação de exposições reforça roteiro do 9º Olinda Arte em Toda Parte

Mostras trazem ainda mais brilho para a 9ª edição do evento

Publicado por: Secom, em: 01/12/09 às 15:35
Museu do Mamulengo

Museu do Mamulengo - Foto: Passarinho/Pref.Olinda

Esse ano, o roteiro de visitação do Olinda Arte em Toda Parte conta com 74 ateliês e 36 espaços que abrirão suas portas para a exposição dos trabalhos de 429 artistas. Além disso, a programação conta ainda com uma extensa agenda de exposições durante todo o evento, que acontece de 03 a 13 de dezembro.

A mostra principal, Olinda 45 anos do Movimento da Ribeira, fica em cartaz no Mercado da Ribeira e reúne painéis com textos e imagens da época e, de uma forma didática, explicará o que foi o Movimento da Ribeira e qual a sua importância na consolidação da cidade como um importante pólo de artistas. A exposição é uma referência ao tema do evento, que esse ano faz uma homenagem aos 45 Anos do Movimento da Ribeira.

A Biblioteca Pública de Olinda também entra no roteiro com a mostra Dom Hélder – Memória e Profecia do seu Centenário: 1909-2009. A exposição acontece no piso superior do prédio e resgata a trajetória do mais conhecido dentre os bispos brasileiros do século XX. Os visitantes terão a oportunidade de contemplar telas retratando a história de Dom Hélder e assistir a um vídeo com depoimentos. A mostra será lançada no dia 01 de dezembro e seguirá até o dia 14 do mesmo mês.

Ainda na Biblioteca, mas na área externa do prédio, cerca de 800 adolescentes do programa Olinda Arte Jovem irão expor os resultados das atividades sócio-educativas das quais participam durante todo o ano. Além dos trabalhos de artes plásticas, os jovens farão apresentações de teatro e dança.

Outro destaque da programação é a mostra Nordeste Brasileiro: O Arraial de Canudos, montada no Instituto Histórico de Olinda. Na exposição, os visitantes terão a oportunidade de apreciar o acervo da oficina de História da FUNESO, composto por um importante material acerca dos escritos de Euclides da Cunha.

A 9ª edição do Olinda Arte Toda Parte conta ainda com o reforço especial da mostra Macunaíma Colorau, que acontece no Museu de Arte Contemporânea (MAC) e é a terceira atividade do 47º Salão de Artes Plásticas de Pernambuco. A exposição, aberta no dia 26 de novembro, fica em cartaz até 09 de dezembro e promove um encontro entre artistas, índios e quilombolas, provocando uma reflexão sobre a identidade étnica e racial em Pernambuco, a partir de discussões que envolvem arte contemporânea e engajamento político.

Também ganha destaque na agenda a mostra Tereza de Todos os Tempos. Instalada no Palácio dos Governadores, a exposição é uma homenagem aos 80 anos da artista plástica Tereza Costa Rego.  A mostra reúne 14 obras e traz a série de quadros intitulada “Sete Luas de Sangue”, além de obras recentes da pintora, entre elas o “Apocalipse de Tereza”, que retrata uma enorme cobra em um painel de 12 metros de comprimento.

Durante a programação, o Fortim do Queijo recebe a exposição Feito por Nós, que apresenta os trabalhos das 80 integrantes da Rede de Mulheres Produtoras de Olinda.  Já a turma da boa idade irá expor seus trabalhos na mostra Comdio & Artes, organizada pela Associação de Idosos de Olinda no Abrigo Nossa Senhora de Lourdes, na Rua de São Bento.

No Olinda Arte em Toda Parte o público ainda poderá conferir as mostras Gigante pela Própria Natureza, na sede do Homem da Meia Noite e Ceroula – Ontem, hoje e sempre, na Rua 15 de Novembro, além de exposição fixa no Museu do Mamulengo, na Rua de São bento.

SERVIÇO:

Exposição Olinda 45 Anos do Movimento da Ribeira
Mercado da Ribeira
De 03 a 13 de dezembro
Seg. à sex., das 9h às 18h, sáb. e dom., das 14h às 21h

Olinda Arte Jovem
Trabalhos artísticos incluindo artes plásticas, teatro e dança realizados com 800 adolescentes participantes do programa PROJOVEM de Olinda.
Biblioteca Pública de Olinda (área externa)
Av. da Liberdade, 100 Carmo
De 03 a 13 de dezembro
Seg. à sex., das 8h às 19h, sáb. e dom., das 14h às 21h

Exposição Dom Hélder Memória e Profecia no seu Centenário 1909-2009
Biblioteca Pública de Olinda
Av. da Liberdade, 100 Carmo
De 03 a 13 de dezembro
Seg. à sex., das 8h às 19h, sab., e dom., das 14h as 21h

Exposição Tereza de Todos os Tempos
Exposição comemorativa aos 80 anos da artista plástica Tereza Costa Rego
Salão de exposições do Palácio dos Governadores
Prefeitura de Olinda
Diariamente das 9h às 18h
Horário especial: 5, 6, 12 e 13 de dezembro das 9h às 21h

MAC – Museu de Arte Contemporânea
Atividade Especial do 47° Salão de Artes Plásticas de Pernambuco
Localizado no sítio histórico de Olinda, o Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco (MAC-PE), foi inaugurado no dia 23 de dezembro de 1966, com a doação de parte da Coleção do Embaixador Assis Chateaubriand ao Estado. Hoje o museu conta com um acervo de mais de 4 mil obras das mais variadas técnicas, épocas e estilos, indo desde o academicismo francês até a contemporaneidade.

Exposição “Macunaíma Colorau”
Artistas, índios e quilombolas se encontram para provocar uma reflexão sobre a identidade étnica e racial em Pernambuco, a partir de discussões que envolvem arte contemporânea e engajamento político.

R. 13 de maio, 157, Carmo
Fone: (81) 3184.3153
De 27 de novembro a 27 de dezembro
De Ter. a dom. das 9h às 17h
Horários especiais: dias 5, 6, 12 e 13 de dezembro das 9h às 20h.
Agendamento de visitas: (81) 9734.8955 educativosalaope@gmail.com

Exposição Nordeste Brasileiro Arraial de Canudos
Exposição histórica sobre a Guerra de Canudos
Instituto Histórico de Olinda
Av. da Liberdade, Carmo
De 3 a 13 de dezembro
Seg. á sex., das 8h as 19h, sáb., e dom., das 14h as 21h

Mulher e Artesanato – Rede de Mulheres Produtoras de Olinda
FEITO POR NÓS – Exposição de materiais produzidos por cerca de 80 mulheres
Praça do Fortim
R. do Sol, Carmo
Fone: (81) 9736.1315

Artes do Imaginário Brasileiro
Uma visão Naif da Cultura Popular
R. Bispo Coutinho, 814, Carmo
Fone: (81) 3439.4514

Homem da Meia Noite
Exposição “Gigante pela própria natureza” – Arte, cultura e vídeos no Clube de Alegoria e Crítica O Homem da Meia-noite
R. do Bonsucesso, 132, Bonsucesso
Fone: (81) 3429.1326

Ceroula – Ontem, Hoje e Sempre
Exposição da Troça Carnavalesca Ceroula
R. 15 de Novembro, 225, Varadouro
Fone: (81) 3429.1473

Museu do Mamulengo
1° Museu de Bonecos Populares do Brasil e da América Latina
R. de São Bento, 344, Varadouro
Fone: (81) 3493.2753
Ter. a dom das 10h às 17h
www.museudomamulengo.blogspot.com

MUREO – Museu Regional de Olinda
Exposição Permanente do Acervo
O Museu Regional de Olinda – MUREO é uma casa-museu que recompõe, em conjunto com seu arredor, o cenário da vida doméstica e social dos moradores da Olinda de 1700. O MUREO está situado numa antiga residência episcopal, um belo solar em estilo colonial datado de 1745, e foi fundado em 1935, em comemoração ao quarto centenário da cegada de Duarte Coelho a então Capitania.
R. do Amparo, 128, Amparo
Fone: (81) 3184.3159
Ter. a dom. das 9h às 17h
Horários especiais: de 15 de novembro a 15 de dezembro das 9h às 21h

COMDIO & Artes
Mostra de artesanato dos artistas da Associação de Idosos de Olinda, exposição de Artesanatos, pinturas, trabalhos manuais
R. de São Bento, 328, Varadouro (Abrigo Nª. Srª de Lourdes)
Fone: (81) 9919.1203

Estação Quatro Cantos – Artesanato
(Adília Morais, Andréia de Farias, Almir bandeira, Arnaldo Lopes, Alexandre Santiago, Fábio Farias, Grife Recife, Graça Dias, Iara Tenório, Luiz Mendes, Mauro Sérgio, Paulo Sérgio, Paulo Marques, Paulo Caldas, Taciane Didier, Ubirajara, Fernando Viana, Emanuel Souza)
Um espaço para ver, ouvir e dançar o frevo, além de conhecer o artesanato e a cultura de Pernambuco
R. Bernardo Vieira de Melo, 134, Varadouro
Fone: (81) 3429.7575

Estação Quatro Cantos – Artes
(Adriana Lopes, Artesanato Laranjeira, Berenice Helena, Design Ecológico, Fernando Negromonte,  Heverton Crisóstomo, Lúcia Pereira, Carol Carvalho, Marília Didier, Patrícia França, Quézia Lopes, Rosali Leão, Sérgio Esteban, Solange Abath, Três Arteiros, Fundaj – Editora Massagana, Grupo Maria do Mar, Literato, Valeria Rey, Clarissa Garcia, Deli, Francisco Neves, Jovem Artesão, Tiana Santos)
Um espaço para artistas, novos e consagrados, acolhidos em um sobrado do século XVIII
R. Prudente de Morais, 440, Carmo
Fone: (81) 3429.7575

Veja também:

%d blogueiros gostam disto: