Notícias

Programação religiosa movimenta o Terreiro de Pai Edu e a Praia de Rio Doce

Evento está na 15.ª edição

Publicado por: Marcos Oliveira, em: 04/12/19 às 14:29

Neste sábado (07.12) duas programações em Olinda se unem para reafirmar o sincretismo entre Iemanjá e Nossa Senhora da Conceição, celebrada no dia 8 de dezembro.

O Terreiro de Pai Edu, localizado no Alto da Sé e considerado Patrimônio Imaterial de Olinda, promove a 15ª edição da Caminhada Azul. Já o grupo de moradores intitulado Coletivo Amigos da Praia organiza a manifestações culturais no entorno da imagem de Iemanjá, na Praia da Santa, em Rio Doce. Juntos, os dois eventos têm uma programação que conta com atividades culturais e religiosas.

A partir das 18h haverá apresentações de grupos afro, como maracatus, na Praia da Santa, onde há uma imagem de Iemanjá. A festa é um esquenta para a chegada das oferendas que serão lançadas ao mar durante a Caminhada Azul.

Para às 19h, no Terreiro de Pai Edu, está marcado o ritual do Toque de Iemanjá. Em seguida, os participantes seguirão para a praia com o tradicional barco de oferendas.

Lá, eles se unem com ao Coletivo Amigos da Praia, que há 15 anos consecutivos realiza a manutenção da imagem de Iemanjá. A Prefeitura de Olinda fornece o material e a população faz o trabalho artístico.

Os dois eventos são promovidos com o apoio estrutural da Prefeitura de Olinda, por meio da Secretaria de Patrimônio e Cultura do município. Haverá queima de fogos para abrilhantar o encontro das duas celebrações.

%d blogueiros gostam disto: