Notícias

Projeto Aprendendo com a Horta, Cultivando Valores muda rotina de alunos de Olinda

Desde que o projeto foi intensificado na escola municipal de Olinda, os próprios alunos mudaram de hábito, preservado mais o meio ambiente e passando a se alimentar melhor

Publicado por: Secom, em: 06/11/17 às 11:31

Alunos colocam as mãos na terra em aula extraclasse e depois colher os “frutos”. Foto: divulgação

Por Pattrícia Viviane

O Projeto Aprendendo com a Horta, Cultivando Valores, idealizado por três professoras da rede municipal de ensino de Olinda vem mudando os hábitos e a rotina de cerca de 60 alunos que estudam na Escola Base Rural Margarida Alves, localizada no bairro de Ouro Preto. Com as atividades propostas pelo projeto, as crianças do Ensino Infantil (entre 4 e 5 anos) e do 1º ano do Ensino Fundamental têm colocado a mão na terra para manusear sementes e mudas de hortaliças, além de aprender sobre o processo de germinação e desenvolver valores relacionados às questões ambientais.

Como resultado das atividades extraclasse, os alunos e a comunidade da horta da escola municipal onde o projeto é realizado já puderam plantar e colher frutas e verduras como melancia, acerola, coentro, quiabo, rúcula, cebolinha, tomate-cereja e ervas-medicinais. Idealizado pelas professoras Carla Layme, Iracema Reynaldo e Érika Patrícia, o ‘Aprendendo com a Horta, Cultivando Valores’ foi fortalecido desde fevereiro com a nova gestão municipal. A proposta é enriquecer os conteúdos escolares conciliando teoria e prática sobre os produtos cultivados sem agrotóxicos.

De acordo com as idealizadoras e os gestores da escola, desde que o projeto foi intensificado na unidade, os próprios alunos mudaram de hábito, preservado mais o meio ambiente e passando a se alimentar melhor. Para o secretário Municipal de Educação, Esportes e Juventude, Paulo Roberto Souza Silva, os bons hábitos alimentares são comprovadamente importantes para garantir a qualidade de vida e a dieta saudável que deve começar na infância. “O Projeto Aprendendo com a Horta, Cultivando Valores é mais uma forma de fortalecer o aprendizado, pois a didática transcende os muros da escola”, ressalta o secretário.

Pular para o conteúdo