Notícias

Projeto de educação de Jovens e Adultos em Olinda ganha reconhecimento internacional

Professor doutor da Universidade de Coimbra (Portugal), Luis Alcoforado, veio prestigiar o trabalho realizado na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, do município

Publicado por: adminolinda, em: 19/05/15 às 11:32
O professor veio parabenizar Olinda, pelo trabalho realizado na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), no município. Foto: Diego Galba/Pref.Olinda

O professor veio parabenizar Olinda, pelo trabalho realizado na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), no município. Foto: Diego Galba/Pref.Olinda

Olinda recebeu, na última quarta-feira (13), Luis Alcoforado, professor pós doutor em Educação de Jovens e Adultos da Universidade de Coimbra, Portugal. O professor veio parabenizar o secretário de Educação em exercício, André Cândido, pelo trabalho realizado na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do município, além de visitar a Escola Izaulina de Castro e Silva, em Ouro Preto, e a Escola Claudino Leal, em Cidade Tabajara.

Ele conheceu o trabalho de Olinda através do Encontro Internacional de EJA, que aconteceu de 29 de abril a 1º de maio na Universidade de Coimbra, cujo tema foi Diálogos Freirianos sobre Educação e Formação de Jovens e Adultos em Portugal e Brasil.

Maria do Carmo Pontes, assistente técnica e responsável pela EJA de Olinda foi ao encontro representar o município e apresentar o projeto 1º Encontro dos Estudantes de EJA de Olinda, que aconteceu em 2014, sob o tema Juvenilização dos Jovens e Adultos no mundo do trabalho: uma realidade a ser refletida junto com a evasão.

Olinda é um dos dois únicos municípios, no Brasil, cujo projeto foi aprovado no edital português. O projeto apresentado abordou resultados obtidos de pesquisas com os estudantes envolvendo as temáticas relacionadas a motivação para as aulas. Os questionários aplicados tinham o objetivo de entender a evasão escolar entre o público jovem. Quatro cidades foram convidadas para realização da pesquisa: Camaragibe, Paulista, Recife e Igarassu.

Durante o encontro, que foi objeto do estudo da pesquisa apresentada em Coimbra, estudantes representantes de cada município apresentaram argumentos e sugestões para o EJA de suas cidades. Os pontos coletados foram levados para avaliação com a equipe técnica do município.

O secretário de Educação em exercício de Olinda, André Cândido, falou da satisfação de ver o trabalho do município ganhando reconhecimento internacional. “Para nós é uma alegria imensa. Todos os projetos lançados, no município, possuem o objetivo principal de continuar construindo uma educação de qualidade. Resultados como esse são frutos do esforço e da dedicação de muitos profissionais que, juntos, contribuem para o andamento desse processo”, disse.

A assessora técnica, Maria do Carmo Pontes, aprovou o investimento do município nos projetos pedagógicos. “É muito importante para o corpo profissional da rede se sentir respeitado por seu trabalho. Essa conquista é uma prova disso”, disse.

%d blogueiros gostam disto: