Notícias

Projeto de reforma do Mercado Eufrásio Barbosa é explicado pelo secretário de Patrimônio e Cultura

Secretário explica que atuais usos do Mercado serão mantidos

Publicado por: Secretaria de Comunicação de Olinda, em: 12/08/13 às 16:02
A Reforma do Mercado Eufrásio Barbosa irá transformá-lo em um Centro Cultural. Foto: Passarinho/Pref.Olinda

A Reforma do Mercado Eufrásio Barbosa irá transformá-lo em um Centro Cultural. Foto: Passarinho/Pref.Olinda

A Reforma do Mercado Eufrásio Barbosa irá transformá-lo em um Centro Cultural. O espaço preservará as funções atuais do mercado e englobará outras, como espaço para um Centro de Formação e locais para exposição permanente e temporárias.

Segundo o Secretario de Cultura e Patrimônio de Olinda, Lucilo Varejão Neto, não haverá modificações nas atuais atividades do mercado, porém com acréscimo de outras áreas importantes. “Teremos uma área com 19 lojas, pequenos boxes para comércio. Hoje, atualmente, no mercado funcionam, estão lotados, apenas sete artesões, e os sete serão beneficiados com essas áreas que o novo mercado propõe, eles não sairão de lá. Quer dizer, teremos ainda este mercado de artesanato. Além disso há uma previsão de lugares para pequenas comedorias, nós vamos ter um grande restaurante, com uma área verde que poderá servir inclusive para eventos.”, comentou o secretario.

O grande Hall de entrada, que é utilizado como espaço para apresentações culturais terá suas funções preservadas. “A entrada principal, que é aquele grande hall, continuará na sua tradição de receber as suas bandas, maracatus, eventos musicais, os grandes acontecimentos artísticos”, completou o Secretario.

Além disso, o espaço também servirá como local de exposição. “A ideia é ter um grande salão para uma exposição permanente, que poderá congregar os grandes pintores olindenses que poderão ter um acervo amostra exatamente para serem conhecidos não só pelos olindenses como também pelos turistas. Teremos outras quatro salas menores que poderão servir até de exposições itinerantes, haverá o teatro (Fernando Santa Cruz) que será revitalizado com 150 lugares” finalizou Lucilo Varejão Neto.

Para ser aprovado, o projeto precisa passar por apreciação popular. Os interessados podem acessar área específica no site no endereço: http://www.olinda.pe.gov.br/programas-e-acoes/mercado-eufrasio-barbosa

Veja mais

Confira a entrevista que o Secretario de Cultura e Patrimônio concedeu à CBN Recife/Rádio Jornal:

%d blogueiros gostam disto: