Projeto Escola da Vida atende 100 moradores de rua em Olinda

Pioneiro no Brasil, ação leva oficinas de letramento e raciocínio lógico para pessoas de baixa renda

Publicado por: Secom, em: 11/06/19 às 18:14

Foto: Sandro Barros/ Prefeitura de Olinda

O Escola da Vida – convênio da Prefeitura de Olinda, Universidade Federal Rural de Pernambuco e a organização social Centro de Prevenção às Dependências – completa nove meses no município com a marca de 100 atendidos por oficinas de letramento e raciocínio lógico, com conteúdos de cidadania e cuidado com a saúde. Voltado para pessoas que vivem ou trabalham nas ruas de Olinda, em situação vulnerabilizante, a parceria entre o município e o projeto caiu no gosto de ambas as partes.

O perfil médio dos atendidos é de cidadãos acima dos 16 anos, sem escolaridade, envolvidos com drogas, vivendo ou trabalhando nas ruas. Através de atividades dinâmicas, sempre com respeito e responsabilidade perante o ser humano, as ações são realizadas em seis pontos: Igreja Nossa Senhora do Monte, Praça do Carmo, Conjunto Vila Brasília, Igreja Nossa Senhora de Fátima, Ilha de Santana e na Associação de Recicladores de Olinda.

“Nossa avaliação dessa parceria é positiva, pois alcança pessoas excluídas, que sofrem preconceito por onde moram ou por onde trabalham. Esse refúgio, sem dúvidas, valoriza esses seres humanos. A Escola da Vida vai até a pessoa, elas não precisam se deslocar. Renova os sonhos”, comemorou o prefeito Professor Lupércio.

O projeto é financiado pelo Ministério da Educação (MEC) e também capacitou funcionários da Prefeitura de Olinda, entre profissionais que trabalham na assistência social, guarda municipal, saúde e conselhos tutelares. O Escola da Vida não tem a pretensão de substituir a escola formal, mas de despertar o interesse para gerar o caminho de volta à escola.

“Olinda está se tornando referência com essa assistência à população de rua. Dá outra perspectiva de vida, insere pessoas desacreditadas no mercado de trabalho. É um trabalho sócio, político e pedagógico. Até cursos de extensão”, disse a coordenadora pedagógica do Escola da Vida, Denise Maia, que, ao lado da coordenadora Ana Glória, visitaram a Prefeitura de Olinda nesta terça-feira (11.06) para discutir os próximos passos da parceria.