Projeto Futuro Campeão no Combate às Drogas leva esporte e cidadania para jovens de Rio Doce

Numa parceria da Prefeitura de Olinda com o ex-zagueiro tetracampeão mundial Ricardo Rocha e a Compesa, serão atendidas 150 crianças e adolescentes, de 9 aos 17 anos

Publicado por: Secom, em: 05/08/15 às 14:43
Foto: Luiz Fabiano/Pref.Olinda

Desde pequenininho, futebol é a paixão do brasileiro. Mais que isso, o esporte é diversão e saúde para todas as classes sociais. Por isso, na manhã dessa terça-feira (04), aconteceu a abertura do projeto Futuro Campeão no Combate às Drogas. Feita numa parceria da Prefeitura de Olinda com o ex-zagueiro tetracampeão mundial Ricardo Rocha e a Compesa, a iniciativa teve seu lançamento na Vila Olímpica de Rio Doce, sede da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do município.

O projeto tem como objetivo oferecer às crianças e jovens de 9 a 17 anos do município atividades esportivas, educativas, de lazer e de rendimento, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e na promoção da inclusão social. As ações serão realizadas na Vila Olímpica e acontecem sempre nas segundas, quartas e sextas, nos turnos da manhã e da tarde. “É a primeira vez que tem uma escolinha de futebol aqui por perto. Gostei muito, porque posso jogar com meus amigos. Antes eu ficava em casa sem fazer nada, e agora posso vir para cá, pro treino”, disse Misraym Vieira, de 12 anos, morador do bairro de Rio Doce.

O prefeito de Olinda Renildo Calheiros falou às crianças e adolescentes beneficiadas pelo projeto que a ação, mais do que formar atletas, pretende formar cidadãos. “Esse projeto aqui é primeiro para você estudar. Nem todo mundo consegue ser jogador, mas estudando você consegue ter uma boa profissão para melhorar sua condição de vida”, falou Renildo.

Idealizador do projeto, o ex-zagueiro pernambucano Ricardo Rocha, com passagens por grandes times do cenário nacional e mundial como Santa Cruz, São Paulo, Vasco, Sporting de Portugal e o Real Madrid da Espanha, falou sobre o objetivo do projeto. “O fundamental mesmo é criar o homem. Não pensar só no atleta de futebol. É muito difícil que todos sejam atletas de futebol, mas o homem você pode recuperar. Então esse trabalho, é um trabalho preventivo já na adolescência”, disse.

O tetracampeão do mundo em 1994, durante a Copa do Mundo dos Estados Unidos, também explicou também explicou que o desempenho escolar será cobrado para a criança e adolescente que participa do Futuro Campeão no Combate às Drogas. “Fazemos um acompanhamento escolar, não apenas ligado ao futebol. Entramos em contato com as famílias, para fazer que os alunos continuem estudando. Espero que seja o primeiro de muitos projetos desse tipo realizados no município”, afirmou Ricardo, que em sua adolescência jogava campeonatos de várzea em Rio Doce.

Também estiveram presentes na inauguração do projeto o secretário de Esportes, Lazer e Juventude de Olinda, Thales Vital; o secretário de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos da cidade, Humberto de Jesus; os vereadores Fernando MJ (PCdoB) e Jonas Ribeiro (PR), os ex-jogadores Chiquinho, Mauro e Pig, dentre outros gestores públicos e moradores da região.