Projeto leva leitura às comunidades de Olinda

Biblioteca itinerante visitará comunidades da cidade. Tabajara, Salgadinho e Passarinho serão os primeiros bairros contemplados

Publicado por: Secom, em: 23/09/09 às 16:26
Programa Olinda Ler Olinda

Bibliosesc - Foto: Ádria de Souza/Pref.Olinda

O estímulo ao hábito da leitura levado aos bairros olindenses. Em continuidade às atividades do programa “Olinda Ler Olinda”, lançado no último dia 11 de setembro na Biblioteca Pública da cidade, o projeto Bibliosesc chega aos bairros da cidade. Trata-se da biblioteca itinerante do SESC, que em parceria com a Prefeitura de Olinda, disponibilizará mais de quatro mil títulos literários às comunidades. O primeiro bairro a ser contemplado é Salgadinho, na terça-feira (29), no pátio da Escola Clídio de Lídio Nigro, no horário das 9h às 15h.

O projeto visa mobilizar escolas municipais, estaduais e demais entidades interessadas do bairro. Na ocasião será realizado o cadastro informatizado dos usuários com intuito de promover o empréstimo dos títulos escolhidos. Os presentes contarão ainda com a apresentação do grupo afro Lua de São Jorge.

Após 15 dias, a Bibliosesc voltará à comunidade para recolhimento dos livros emprestados. Nesse período, uma equipe da biblioteca realizará oficinas de leitura nas escolas participantes do projeto. O objetivo é estimular os estudantes a desenvolver o hábito pela leitura e criar desenhos, poesias ou mesmo peças teatrais baseadas nas obras que estão lendo. “A idéia é que as crianças apresentem o material produzido na próxima visita”, explica Raimundo Viana, coordenador da Biblioteca Pública de Olinda, enfatizando o importante papel da instituição como formadora de leitores. “Queremos ir em busca dos usuários e assim oportunizar a leitura”, conclui.

O programa contemplará ainda a comunidade de Passarinho. No local, a biblioteca itinerante ficará na Rua São José, em frente ao escritório do Prometrópole Estadual. No dia seguinte (1º), será a vez das crianças da Tabajara receberem a novidade. As atividades acontecerão no pátio externo da Escola Tabajara.

Escola Clídio de Lídio Nigro
Rua do Cacimbão – S/N – Salgadinho