Notícias

Projeto que pinta o casario antigo de Olinda concorre a prêmio do IPHAN

Trabalho é feito em parceria com os moradores do Sítio Histórico

Publicado por: Redação da Secom, em: 18/07/19 às 13:56

O projeto Pinte o seu Patrimônio, desenvolvido pela Prefeitura de Olinda, é um dos indicados ao Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, considerado o mais importante reconhecimento na área do patrimônio histórico do país.  A iniciativa, promovida pelo Iphan, prestigia as ações de proteção, preservação e manifestações culturais em diversos segmentos. Já selecionado em nível estadual, a ação de Olinda figura na categoria de entidades governamentais, no grupo de excelência no campo material. A divulgação dos resultados acontece no próximo mês de agosto.

Já consolidado entre a população, o projeto consiste na execução da pintura de fachadas no perímetro de tombamento, estando localizado nas vias mais antigas e tradicionais da cidade. O trabalho utiliza-se de materiais, técnicas e cores tradicionais, com a reversão da utilização de tintas que produzem película plástica e a substituição por pintura à base de cal virgem. A operação é realizada em parceria com os próprios moradores, que adquirem os insumos necessários para execução do serviço e contam com o apoio do poder público.

“O Sítio Histórico vem ganhando novas cores e muito mais vida, reforçando a importância de sua preservação. A seleção no prêmio já nos traz muita alegria, fruto de um trabalho construído lado a lado com os moradores, que abraçaram a ideia”, explica a secretária-executiva de Patrimônio de Olinda, Ana Cláudia Fonseca. Em uma grande força-tarefa, o proprietário conta com o auxílio de engenheiros, arquitetos e especialistas em patrimônio. Os técnicos acompanham a execução do início ao fim, fornecendo também orientações sobre a devida manutenção.

Inscrições:

Os proprietários de imóveis no Sítio Histórico de Olinda podem realizar a inscrição, presencialmente, na sede da Secretaria de Patrimônio e Cultura, localizada na Rua de São Bento, 160, no bairro do Varadouro. Informações também podem ser obtidas por meio do telefone (81) 3439.1988.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Texto: Marcílio Albuquerque

%d blogueiros gostam disto: