Projeto que vai unir imaginação e cultura para os alunos da educação infantil será lançado em Olinda

O projeto Paralapracá é uma realização do Instituto C&A em parceria com a Prefeitura, e será lançado no próximo dia 13 de agosto, às 08h no Centro de Convenções

Publicado por: Secom, em: 12/08/13 às 15:59
Em Olinda, o Paralapracá irá beneficiar diretamente 3.924 crianças, sendo 1030 pertencentes à creches e outras 2.921 à pré-escola, além de 224 professores municipais. Foto: avante.org.br

A Prefeitura de Olinda, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Instituto C&A, irá lançar, nesta terça-feira, 13, às 8h, no auditório do Brum, do Centro de Convenções de Pernambuco, o Projeto Paralapracá, que tem como objetivo estimular professores e alunos da Educação Infantil, utilizando elementos lúdicos e culturais. A organização formadora Avante é uma das apoiadoras.

Em Olinda, o Paralapracá irá beneficiar diretamente 3.924 crianças, sendo 1030 pertencentes à creches e outras 2.921 à pré-escola, além de 224 professores municipais, todos efetivados, contratados através de concurso público.

O Paralapracá trabalha com questões básicas ligadas à qualidade de ensino, entre elas a formação de profissionais que atuam no segmento, a melhoria do acesso aos espaços,  materiais de qualidade para as crianças e os profissionais, além do desenvolvimento de práticas pedagógicas com diversidade de experiências utilizando o enfoque cultural.

A maior meta é estimular o desenvolvimento de uma estrutura física e material, pensada para que as crianças possam ter maiores oportunidades de vivenciar uma educação que atenda a suas reais necessidades. Para a secretária municipal de educação, Márcia Souto, a chegada do projeto é uma grande oportunidade na evolução da rede escolar. “Toda criança deve ter condições favoráveis ao ensino. Este projeto só vem a contribuir para este objetivo, principalmente quando se utiliza de elementos culturais para estimular o aprendizado lúdico”, disse.

O mesmo raciocínio é compartilhado pelo prefeito Renildo Calheiros. “Olinda é um município reconhecidamente privilegiado por seu legado cultural. O Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pretende também estimular o desenvolvimento dos seus alunos e profissionais de ensino”, informou.

Dentro do projeto, um coordenador ficará responsável por planejar e desenvolver a formação continuada dos professores, tendo como parceiros os demais membros da equipe gestora da instituição de ensino. A ideia é construir para o fortalecimento da figura do coordenador pedagógico, contando com o apoio da Secretaria de Educação do Município. Ao assumir estas estratégias de intervenção no apoio às Redes Municipais de Educação, o projeto pretende ainda fomentar a consolidação de políticas públicas relacionadas à educação infantil, que propiciem às crianças o direito a uma escola equitativa, plural e acolhedora.

De forma direta, o projeto atua junto aos Coordenadores Pedagógicos das instituições de educação infantil e técnicos das Secretarias Municipais de Educação parceiras do projeto, além de professores e crianças destas instituições. Indiretamente, as ações alcançam profissionais das instituições: auxiliares e funcionários, além das famílias que frequentam creches e pré-escolas atendidas pelo projeto, como detalha a gerente da Divisão de Educação Infantil no município, Simone Almeida. “O projeto Paralapracá fornece um baú com riquíssimos materiais para as crianças e professores, como por exemplo, a mala brincante, que é um instrumento de aprendizado que contêm diversos símbolos que representam a cultura de Olinda. Repassar esses valores para as crianças, as tornam multiplicadoras culturais e, consequentemente, transformadores de sua própria sociedade”.

Outros números da Educação Infantil em Olinda

– Há 66 espaços que atendem turmas de Educação Infantil no município
– 227 são as turmas de Educação Infantil em Olinda

Paralapracá

O projeto existe desde 2010 e só este ano deve atingir mais de 51 mil crianças em 350 escolas de Educação Infantil. Além de Olinda, serão contemplados também os municípios de Jaboatão dos Guararapes (PE). Camaçari (BA), Maceió (AL), Maracanaú (CE), Natal (RN) e Teresina (PI).

Lançamento do Projeto Paralapracá
Local: Auditório do Brum – Centro de Convenções de Pernambuco – Salgadinho, Olinda.
Data e hora: 13 de agosto, às 8h.