ProJovem Urbano ajuda jovens a entrar no mercado de trabalho em Olinda

A partir do programa de qualificação profissional, Mariane Batista começa 2015 de emprego novo e com planos para o futuro. Aulas do programa acontecem sempre no turno da noite

Publicado por: Secom, em: 06/01/15 às 17:34
Mariane Batista ingressou no ProJovem Urbano e com menos de seis meses para a conclusão do curso, já está empregada. Foto: Secretaria de Educação de Olinda

Dois mil e quinze vem prometendo mudanças para a vida de Mariane Batista, 21. Há um ano, a jovem, que trabalhava como babá e, nos fins de semana, como atendente de mesas e ajudante de decoração de um buffet, ingressou no programa governamental ProJovem Urbano de Olinda por indicação de uma amiga. A persistência e a força de vontade foram ingredientes fundamentais para manter a frequência nas aulas que aconteciam à noite, na Escola Municipal Ministro Marcos Freire, que fica no bairro do Alto do Sol Nascente. A menos de seis meses para concluir o curso, Mariane já conseguiu seu primeiro emprego de carteira assinada em uma empresa especializada em maquiagem, por intermédio do programa.

Foi através da professora de Qualificação Profissional em Serviços Pessoais do ProJovem Urbano de Olinda, Eliane de Paula Paiva Ribeiro, que a estudante conseguiu uma colocação no mercado profissional. “Mariane é uma menina muito aplicada, é uma das alunas que mais se destaca, no curso porque, sempre, manifesta interesse de ajudar com os instrumentos e materiais. É de muita iniciativa, desde o início do curso, decidiu que queria trabalhar com maquiagem”, diz ela. Focada, Mariane se dedicou aos estudos e correspondeu, rapidamente, aos requisitos do mercado.

“Nunca pensei que conseguiria trabalhar com carteira assinada e estou adorando a experiência. Agora, tenho horários específicos para o trabalho, e posso me organizar para comprar minha casa e outras coisas que tenho vontade. Valeu muito a pena voltar aos estudos e iniciar o ProJovem de Olinda. O segredo é nunca desistir”, diz Mariane.

Aula do programa ProJovem Urbano na Escola Rotary (Varadouro). Foto: Anizio Silva/Pref.Olinda

ProJovem – é um programa do Governo Federal de iniciação profissionalizante. O curso tem duração de um ano e seis meses e funciona no turno da noite, a fim de atender aos estudantes que trabalham durante o dia. Ao finalizar o curso, o aluno garante a conclusão de todas as etapas do Ensino Fundamental. Em 2014, cerca de 300 alunos foram atendidos, em Olinda, pelo programa. Quem frequenta as aulas tem direito a uma bolsa mensal de R$100. Com uma equipe de quatorze profissionais, os cursos oferecidos são das áreas de Turismo (cumim, recepcionista de hotel e recreador) e Serviços Pessoais (maquiador, cabeleireiro, manicure e pedicure).

Os interessados poderão se matricular, a partir de 14 de janeiro, na Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus, localizada na Rua Frei Afonso Maria, no bairro de Amaro Branco. É necessário levar um documento de identificação e uma declaração ou histórico escolar do ano até onde a pessoa estudou. Caso não tenha a documentação escolar, o interessado pode fazer um teste de proficiência em leitura e escrita. As aulas iniciam em 23 de fevereiro.