Notícias

Queda de idoso é tema de debate em Olinda

O projeto Paraquedas disponibilizou serviços de saúde, palestras e atividades físicas sobre a temática do cuidado com a queda do idoso

Publicado por: adminolinda, em: 27/09/11 às 11:38
Ação educativa faz atividades para prevenir a queda no idoso. Foto: Secretaria de Saúde de Olinda

Ação educativa faz atividades para prevenir a queda no idoso. Foto: Secretaria de Saúde de Olinda

A Coordenação Saúde do Idoso da Secretaria de Saúde de Olinda promoveu nesta segunda-feira (26), às 8h, no Programa Saúde da Família de Bom Sucesso, o Projeto Paraquedas. O objetivo da iniciativa propõe desenvolver ações educativas no intuito de prevenir a queda do idoso, evitando complicações com a saúde.

Dentro da programação, as atividades ofereceram orientação nutricional, odontológica, hiperdia (hipertensão e diabetes), entrega de medicamentos, orientação de farmacêutica, fisioterapia, reeducação alimentar, incentivo e estímulo à cidadania. Esses são serviços que estiveram disponíveis pelos profissionais do Núcleo de Apoio Saúde da Família – NASF – para a população idosa da comunidade.

Idosos entre 65 a 85 anos são os que mais sofrem quedas, mas são as mulheres que caem com mais freqüência. “Queda da própria altura, doenças associadas como hipertensão arterial e diabetes são alguns dos principais motivos que fazem o idoso cair. Essas quedas acontecem geralmente nas suas próprias casas, banheiro e salas são os locais mais propícios disso ocorrer”, disse a coordenadora de saúde do idoso, Silvia Bezerra.

Essa ação fez parte de uma série de atividades, inclusive teatral, que irão acontecer em promoção à saúde do idoso, incluindo palestras e exercícios físicos, com o objetivo em fortalecer a musculatura.

%d blogueiros gostam disto: