Notícias

Queima da Lapinha e Reisado serão encenados em Olinda no Dia de Reis

As apresentações que encerram o ciclo natalino, serão realizadas nesta terça-feira, 06, na Praça do Carmo, a partir das 19h.

Publicado por: adminolinda, em: 05/01/15 às 17:58

Dia de Reis em Olinda: Pastoril, Queima da Lapinha e ReisadoEm encerramento às comemorações do Ciclo Natalino, serão apresentadas a população de Olinda, duas tradicionais manifestações populares: A Queima da Lapinha e o Reisado. As apresentações acontecem nesta terça-feira, 06, Dia de Reis, na Praça do Carmo, a partir das 19h.

Realizada pelo pastoril Estrela de Belém, a Queima da Lapinha, que simboliza a manjedoura do menino Jesus, é feita juntamente com pedidos das pessoas anotados em papel. Antes disso, o pastoril, que conta com cerca de 30 crianças, realiza um desfile pelas ruas do sítio histórico, arrastando a população. A concentração será na Rua Alto do Sarapião, Amaro Branco, a partir das 18h. Depois o grupo segue pela Rua Esdras Farias, Praça Dantas Barreto, Rua do Sol até a Praça do Carmo.

“Essa tradição foi passada de geração em geração na minha família. A minha vó passou para minha mãe, que passou para mim, que passei por minhas filhas e assim por diante. Hoje, as filhas e netas das minhas pastoras continuam perpetuando o pastoril”, declarou Dona Ana Lúcia, mestra do pastoril e que pratica a atividade há 58 anos.

Após a Queima da Lapinha, será apresentado o Reisado pelo grupo folclórico Damas e Cavaleiros de Nossa Senhora das Neves. O grupo é composto por membros da Comunidade Nossa Senhora das Neves e da Ordem Terceira Franciscana Secular (O.F.S.) que possuem faixa etária entre 50 e 73 anos de idade. “Apresentaremos todo a magia do reisado, com uma apresentação de cerca de 40 minutos”, declarou a organizadora do grupo, Juraci de Souza dos Santos.

O Reisado é uma festa popular introduzida no Brasil pelos portugueses no período colonial. Nos festejos, os grupos cantam os chamados Ternos, acrescentando às cantorias cenas baseadas em um enredo sobre o nascimento de Jesus e homenagens aos Três Reis Magos. Uma das principais características do Reisado são os trajes usados pelos participantes roupas muito coloridas, chapéus, fitas e pandeiro.

Tanto a Queima da Lapinha quanto o Reisado são manifestações populares passadas de geração em geração e apesar de não estarem presentes no calendário cristão, os rituais possuem importante valor religioso para quem participa.

%d blogueiros gostam disto: