Quitutes & Batuques traz artistas e cozinheiras francesas para oficinas culturais em Olinda

Iniciativa faz parte das ações do Ano da França no Brasil e vai beneficiar Pontos de Cultura de Olinda

Publicado por: Secom, em: 28/09/09 às 11:02
Les Nubians - Foto: Divulgação

Música, gastronomia e cinema estão na bagagem do grupo de artistas e cozinheiras francesas que desembarca no Recife seguindo a caravana do projeto Quitutes & Batuques, evento que integra as ações do Ano da França no Brasil. Serão cinco oficinas ministradas em Pontos de Cultura de Olinda, durante uma semana, entre os dias 28 de setembro e 01 de outubro. O projeto já passou pelas cidades de Bananal, Campinas e São Paulo. Em Pernambuco, realiza-se em parceria com o 5º Olinda Jazz.

À frente da Oficina Gastronômica estão as cozinheiras do La Table D’Hôte. O grupo, formado por seis mulheres, traz, além da culinária tradicional francesa, influências africanas e árabes, representando a realidade da França de hoje, cosmopolita e multicultural. Surgiu na periferia da cidade de Bordeaux, como estratégia para chamar as mães, donas de casa e outros grupos de mulheres a tomarem parte dos projetos de cidadania cultural. Além de ministrarem oficina de arte culinária para a comunidade local, desempenham uma importante função integradora de preparo e organização das refeições nas quais artistas, profissionais e os alunos envolvidos. Em Pernambuco, La Table D’Hôte terá a participação das cozinheiras do ponto de cultura Nação Xambá, de Olinda. Os participantes das oficinas irão aprender como planejar grandes banquetes, da aquisição dos insumos à preparação, o servir e a apresentação.

A música estará presente com três oficinas. Canto e Voz, ministrada pelas cantoras franco-camaronesas da dupla Les Nubians, Helene e Célia Faussart, estrelas do R&B europeu, percorre o caminho da diáspora africana por meio de uma pesquisa das tradições musicais afro e seu reflexo no cenário artístico internacional. A oficina de Canto e Voz será ministrada no Mercado da Ribeira, antigo centro de comércio de escravos no coração do sítio histórico de Olinda. À frente da oficina Percussão e Dança Africana estará o músico Adama Yalomba, natural do Mali e um dos expoentes do gênero Afropop. Ele terá como apoio os educadores do ponto de cultura Nação Xambá. Brinquedos Musicais e Noções de Música ficará sob responsabilidade do grupo Moleque de Rua. Dirigido a crianças e jovens, prevê a criação e montagem de instrumentos musicais a partir de materiais recicláveis, demonstrando que para fazer música só é preciso vontade e criatividade. Fundado há 25 anos pelo músico e compositor Duda Ferreira, um dos criadores do dispositivo oficina-residência, conceito que estrutura este projeto, o Moleque de Rua atua mais na Europa que no Brasil. Em Pernambuco, terão o apoio dos educadores do ponto de cultura Maracatu Nação Coroado.

A oficina Performance em Vídeo será conduzida pelo cineasta francês Zangro, realizador que percorre a Europa e a África produzindo vídeos que levam espectadores a questionar paradigmas culturais. Colaborador do mais importante canal da TV francesa, o Canal Plus, Zangro é também conhecido em seu país como criador do site A Part Ça Tout Va Bien (www.apartcatoutvabien.com), no qual lança mão do humor para abordar o preconceito contra os muçulmanos na sociedade francesa. Ele veio ao Brasil acompanhado do ator de origem marroquina Hassan Zahi para gravar um projeto inédito. Em Olinda, consistirá na seleção de artistas e pessoas comuns para a gravação de um vídeo sobre a relação França/Brasil. O vídeo será postado no site e exibido no Olinda Jazz.

O Quitutes & Batuques é uma realização da WZM Plataforma Brasil Holanda, com apoio da Prefeitura de Olinda, do Ministério da Cultura e da revista Continente.

QUITUTES & BATUQUES

Programa de Oficinas