Notícias

Realizada em Olinda a primeira cirurgia por videolaparoscopia custeada pelo SUS

A ação é fruto de convênio  formalizado pela Secretaria de Saúde da cidade

Publicado por: Redação da Secom, em: 09/05/19 às 16:24

Pela primeira vez o Hospital Tricentenário, no Bairro Novo, em Olinda, realizou uma cirurgia pelo método de videolaparoscopia em um paciente do município. Ele sofria com colelitíase – cálculos na vesícula. O procedimento cirúrgico aconteceu nesta quinta-feira (09.05) e foi financiado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A iniciativa é fruto de um convênio de cooperação técnica, formalizado em março deste ano, entre a Secretaria Municipal de Saúde e a unidade hospitalar. Essa parceria vai possibilitar aos olindenses um acréscimo de 600 procedimentos cirúrgicos por ano, uma média de 50 por mês. A iniciativa é resultado de uma emenda parlamentar do deputado federal Augusto Coutinho, no valor de R$ 1,8 milhão.

A cirurgia através de videolaparoscopia é realizada com auxílio de uma micro câmera de vídeo, introduzida na área abdominal do paciente, o que permite a visualização de toda estrutura, evitando a necessidade de grandes cortes. Além disso, o recurso agrega outros benefícios como a diminuição do tempo de internação, menor risco de infecção e maior rapidez na recuperação do paciente.

%d blogueiros gostam disto: