Rede do Livro de Olinda participa de feira semanal na Praça do Carmo

A tenda literária é uma forma de movimentar a produção artística dos integrantes da Rede do Livro, da Leitura, da Literatura e das Bibliotecas de Olinda

Publicado por: Secom, em: 22/03/12 às 15:45
Integrantes da Rede LLL Olinda. Foto: Divulgação

Se você é um escritor ou poeta natural ou residente de Olinda e tem vontade de entrar em contato com outros autores seja para trocar informações ou conseguir uma maior divulgação das suas publicações, que tal participar da tenda literária organizada pela Rede do Livro, da Leitura, da Literatura e das Bibliotecas de Olinda (Rede LLL Olinda)? O grupo, formado por cerca de 100 escritores, está de portas abertas para aumentar este número. Oportunidade não falta já que a Rede participa, todas as quintas e sextas-feiras, da Feira de Mulheres Produtoras de Olinda, que acontece em frente à Biblioteca de Olinda, no Parque do Carmo, Sítio Histórico de Olinda. A feira acontece das 14 às 20h.

A tenda literária é uma forma de movimentar a produção artística dos integrantes da Rede. No local, os livros são comercializados. O valor da venda é dividido com 80% do total repassado para o autor, enquanto 20% vai para a Rede. Para quem não faz parte do grupo, basta entrar em contato com o grupo, preencher um cadastro e levar cinco exemplares para serem comercializados. Caso esses primeiros volumes sejam comprados, o autor será informado para, caso tenha interesse, levar mais livros para serem vendidos.

“Temos uma boa aceitação dos escritores, que já nos conhecem e participam das nossas reuniões, mas temos que trabalhar também a divulgação para o público em geral, o que faz da tenda literária uma forma de atingir novos leitores”, explica uma das coordenadoras da Rede, a escritora e poetisa Das Dores.

Esta divulgação não fica limitada apenas a participação da Feira de Mulheres Produtoras de Olinda. “Estamos organizando uma forma de comercializar os livros através da internet, o que vai aumentar ainda mais a visibilidade do grupo”, completa Das Dores.

A Rede LLL Olinda participou ativamente para a criação da Lei da Política Municipal do Livro, da Leitura, da Literatura e das Bibliotecas de Olinda, que foi sancionada pelo prefeito Renildo Calheiros no dia 12 de março, quando Olinda comemorou 477 anos. A lei foi proposta pelo vereador Marcelo Santa Cruz e foi amplamente discutida com a sociedade civil. Os encontros foram realizados sob a coordenação da Secretaria de Patrimônio e Cultura de Olinda. Além das políticas públicas voltadas para questões de leitura, a lei é a primeira a garantir a acessibilidade para pessoas portadoras de necessidades especiais. Na ocasião, o prefeito Renildo Calheiros também sancionou a lei que criou em Olinda o Dia Municipal da Poesia Popular.

Os interessados em participar, podem telefonar para o 81-8838-7763 ou enviar um e-mail para poetisadeolinda@gmail.com