Reforma Urbana vai melhorar a vida da população de Aguazinha e Sapucaia

A Ordem de Serviço para início das obras foi assinada pelo prefeito de Olinda Renildo Calheiros. Com recursos do PAC II, serão beneficiadas 5.451 famílias

Publicado por: Secretaria de Comunicação, em: 30/01/15 às 18:08

Reforma Urbana em Aguazinha e SapucaiaNa última quinta-feira (29), o prefeito Renildo Calheiros assinou a Ordem de Serviço, para o início de uma das maiores obras de urbanização integrada já realizada na cidade, e que será feita nos bairros de Aguazinha e Sapucaia.

Serão 80 ruas nos dois bairros, que vão receber esgotamento sanitário, pavimentação, drenagem e abastecimento de água. Cinco áreas de lazer e três pontes vão ser construídas, além da requalificação da calha do riacho Lava Tripa.

Com recursos oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC II do Governo Federal, a obra, estimada no valor de R$ 59 milhões, tem prazo de execução de três anos. Com as obras serão beneficiadas 5.451 famílias nos bairros de Sapucaia e Aguazinha.

OBRA – Serão pavimentadas 80 ruas nos bairros. Os serviços de pavimentação, esgotamento sanitário, drenagem e abastecimento de água vão ser realizados nas ruas beneficiadas. O bairro de Sapucaia é cortado pelo canal Lava Tripa, e o projeto prevê também o seu alargamento para melhorar a drenagem das águas. Uma via marginal de 1,4 quilômetros será construída ao longo do canal, bem como uma ciclofaixa.

Ainda no canal Lava Tripa, vão ser construídas três pontes para ajudar o deslocamento dos moradores. “A via que vai margear o canal irá ajudar no fluxo do trânsito da Avenida Presidente Kennedy. Ela inicia na Avenida Alto Nova Olinda em Sapucaia, e segue até a II Perimetral em Peixinhos”, explica Pedro Fazio, engenheiro da Secretaria de Obras e responsável pelo acompanhamento do projeto.

Serão construídas 05 mini-áreas de lazer, mais especificamente no entorno das lagoas que já existem em Sapucaia. Lá vão ser instalados balanços, escorregos, gangorra e circuito com pneus, além de mesas de jogos. Esses equipamentos comunitários irão ajudar no lazer dos moradores dos bairros.

Desde julho, vem sendo executado um trabalho social nos bairros de Sapucaia e Aguazinha para explicar as intervenções que vão ocorrer no local, com uma atualização cadastral das habitações hoje existentes na área. Técnicos sociais percorrem toda a região, para explicar o projeto e tirar dúvidas dos moradores.