Reserva Ecológica do Passarinho ganhará projeto de recuperação

Após oito anos de sua fundação, a reserva receberá melhorias em sua infra-estrutura. O local possui 14 hectares e abriga o último resquício de Mata Atlântica de Olinda

Publicado por: adminolinda, em: 14/12/10 às 13:00
A Reserva Ecológica Estadual Mata do Passarinho foi fundada em 2002. Foto: Jônatas Lima/Prefeitura de Olinda

A Reserva Ecológica Estadual Mata do Passarinho, localizada no bairro que dá nome ao local, vai receber uma reestruturação de seu espaço físico. Trata-se de um plano estadual, aprovado pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente, para recuperar a área física e recompor todo trabalho de educação ambiental, aliado a melhorias básicas, como iluminação, segurança, dentre outras.

Os recursos, garantidos pelo Fundo Estadual de Meio Ambiente (Fema) e por contrapartida municipal para o ano de 2011, ainda prevêem melhorias no sistema de drenagem do espaço, a compra de equipamentos multimídia e de informática, além da instalação de cercas para proteger o local.

O projeto, orçado em R$ 238.701 mil, também busca solucionar problemas com a erosão do solo, que geraram danos estruturais e ambientais, a instalação de esquadrias, reservatórios de água, pintura e a recuperação das instalações elétricas e hidráulicas.

“Os benefícios com esse projeto vão desde a preservação da mata atlântica e a integração com a comunidade do entorno até trabalhos de educação ambiental com os alunos das escolas do município”, destaca o diretor de Planejamento Ambiental da secretaria, Fernando Lopes.

Segundo o secretário do Orçamento Participativo, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Olinda, Júnior Leite, a reserva ecológica já está passando por adequações iniciais para que volte a funcionar. “Estive vistoriando as primeiras ações de requalificação da Mata do Passarinho, feitas de forma independente pela secretaria. Iniciamos os trabalhos pela limpeza do terreno, das casas existentes no local, do açude e dos acessos, contratamos mais funcionários para cuidar da manutenção e vamos reforçar a segurança”.

Segundo Júnior Leite, essas primeiras ações ainda não contam com os recursos aprovados, mas já ajudam na melhoria das instalações da reserva. Até pouco tempo, a Mata do Passarinho sofria com a pouca mão de obra para manutenção, com os constantes saques aos equipamentos da mata e com uma estrutura antiga, que impossibilitava a recepção de visitantes. Desde o início do mês de dezembro, ações para reverter essa precarização da estrutura estão sendo tomadas pela Prefeitura de Olinda.

A Reserva Ecológica Estadual Mata do Passarinho

Criada por lei estadual, a reserva possui cerca de 14 hectares de extensão, que abrigam o último resquício de Mata Atlântica do município de Olinda. Transformada em Unidade de Conservação em 02 de outubro de 2002, a reserva, localizada no bairro de Passarinho, possui sementeiras, viveiros, posto da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma), área para administração e capacitação em educação ambiental, voltado para estudantes da rede pública e particular de ensino e para a comunidade do entorno. Além disso, a reserva conta com trilhas abertas na mata, um açude e abriga espécies de plantas como cajá, dendê, favinha, imbaúba, ingá, jacarandá, louro, pau-sangue, murici, oiti, sucupira e visgueiro.