Notícias

Retratos de Olinda – Papangus, por Pedro Santos

Fotógrafo encontra dupla de papangus e os convida a conhecer o Mirante de Olinda. O momento foi registrado no click que revela uma história de amizade

Publicado por: adminolinda, em: 06/04/12 às 10:00
Papangus no Alto da Sé. Foto: Pedro Santos/Acervo Pessoal

Foto: Pedro Santos/Acervo Pessoal

Nos anos de 1970, o jingle de uma famosa casa de tecidos pernambucana dizia assim: “O Papangu ô ô ô ô, O Papangu ô ô ô ô, Menino, vem pra rua, Aí vem o Papangu, Mascarado, escondido, Aí vem o Papangu, Todo vestido da cabeça até o pé, Quem é o Papangu? Você é, você é!”.

O frevo caiu na boca do povo e falava de um personagem conhecido do nosso carnaval: o papangu. Muitos o temem, sentem calafrios só de chegar perto, talvez pela história inconsciente de sua origem. Os papangus eram figuras que acompanhavam as procissões de penitência, vestidos de cor escura, encapuzados, tocando trombeta e distribuindo chicotadas em quem ousasse atrapalhar o cortejo. Isso realmente é de arrepiar!

Há quem veja esse elemento típico da Festa de Momo com outros olhos, como o fotógrafo profissional, Pedro Santos. Ele nos conta que fez a fotografia acima após o carnaval deste ano. Precisamente um sábado depois, dia 03 de Março, quando estava em Olinda, colhendo registros para seu acervo pessoal e decidiu conhecer o novo observatório da cidade, no Alto da Sé, inaugurado no final do ano passado.

“O dia estava bem bonito e, logo quando cheguei na porta da Igreja da Sé, percebi dois garotos fantasiados de papangu, que posavam para fotos com turistas. Fiquei bem curioso e resolvi então conhecê-los. Deyvisson e Rafael eram amigos, que se vestiam de ícones do carnaval pernambucano para brincar e acabavam fazendo alguma renda extra com as fotos”, relembra.

Pedro relata que convidou os mascarados para lanchar e, durante a longa conversa que tiveram, ficou sabendo que a dupla ainda não conhecia o mirante de Olinda, então resolveram ir juntos. “Com uma belíssima vista da cidade fizemos várias fotos e talvez esta seja uma das minhas prediletas. Resultado: fiz dois novos amigos e algumas fotos de uma cidade pela qual sou apaixonado, por um ângulo diferente”, afima.

Pedro Santos é diretor de criação numa agência de marketing e comunicação e tem a fotografia como uma das suas paixões. Começou fotografando suas viagens e, no ano passado, teve a oportunidade de morar em Londres quando pôde se dedicar mais ao estudo da arte da fotografia. Voltou no começo deste ano a Pernambuco e ainda está organizando seu acervo. Um pouco do trabalho de Pedro pode ser visto no site www.flickr.com/photos/pedrosantosphoto.

Envie sua imagem

Você também tem uma boa foto e uma história pra contar?
Entre em contato conosco através do email secomolinda@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: