Rio Doce conta com novo Centro de Referência em Assistência Social

A nova sede inaugurada no dia 26 de setembro, trará mais conforto e qualidade para o atendimento da equipe do centro

Publicado por: Secom, em: 01/10/13 às 17:02
A solenidade contou com a presença do prefeito Renildo Calheiros, do secretário de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos, Humberto de Jesus e do gerente do Sistema Único de Assistência Social do Estado, Joelson Rodrigues. Foto: Luiz Fabiano/Pref.Olinda

Mais conforto e qualidade para o atendimento da equipe do Centro de Referência em Assistência Social da região 9 (CRAS 9) em Rio Doce, virou realidade com a nova sede que foi inaugurada na última quinta-feira, 26 de setembro, e já está funcionando na Rua Frederico Lundgren, 862, no mesmo bairro. A solenidade contou com a presença do prefeito Renildo Calheiros, do secretário de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos, Humberto de Jesus e do gerente do Sistema Único de Assistência Social do Estado, Joelson Rodrigues.

De acordo com a coordenadora do Centro, Rossana Lima, mais de sete mil famílias já foram acompanhadas pelo serviço desde sua implantação no bairro, em 2009. Atualmente, a estimativa é de 600 famílias por mês. “A mudança vai trazer muitos benefícios aos trabalhos desenvolvidos na unidade. A boa localização e a estrutura mais adequada vão dar mais segurança e conforto às famílias acompanhadas”, reforçou.

Para o prefeito Renildo Calheiros, a entrega de um centro requalificado para a população, representa a luta incansável por melhorias, pelos profissionais que acreditam e brigam pelas mudanças. “A transformação de uma sociedade é feita em várias frentes. Estamos aos poucos montando uma estrutura para que depois Olinda possa alavancar. Os parabéns não são para a casa nova, mas para os profissionais que aqui trabalham”, enfatizou.

Os Centros de Referência em Assistência Social, e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social, são a porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social. É lá que os usuários são inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais e recebem o seu Número de Inscrição Social, o famoso NIS. De posse do seu número de inscrição, o usuário acessa toda uma gama de serviços e benefícios abrangidos pelo Programa de Atenção Integral à Família.

Essencialmente os Centros realizam acolhida, estudo social, visita domiciliar, orientação e encaminhamentos, grupos de famílias, acompanhamento familiar, atividades comunitárias, campanhas socioeducativas, informação, comunicação e defesa de direitos, promoção ao acesso à documentação pessoal, mobilização e fortalecimento de redes sociais de apoio, desenvolvimento do convívio familiar e comunitário, mobilização para a cidadania, conhecimento do território, cadastramento socioeconômico, elaboração de relatórios e prontuários, além de notificação da ocorrência de situações de vulnerabilidade e risco social.

O município de Olinda dispõe de dez unidades, uma para cada Região Político-Administrativa, e de um Centro de Atendimento Especializado de Assistência Social.