Rua Parnaíba é inaugurada em Jardim Brasil

Obras de esgotamento sanitário, denagem e pavimentação foram feitas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal

Publicado por: Secom, em: 16/01/15 às 14:51
As obras na Rua Parnaíba, beneficiou 57 famílias. Foto: Luiz Fabiano/Pref.Olinda

Ontem (15), foi inaugurada em Jardim Brasil, a Rua Parnaíba. O trabalho faz parte do projeto de urbanização integrada do bairro que prevê, além do calçamento de vias, a implantação dos serviços de saneamento, abastecimento de água e drenagem.

A solenidade contou com a presença do prefeito de Olinda, Renildo Calheiros, do vice-prefeito, Enildo Arantes, dos vereadores Marcelo Santa Cruz (PT) e Fernando MJ (PCdoB), da deputada Federal, Luciana Santos (PCdoB) e moradores locais.

No bairro que tem histórico de alagamentos, as obras também têm por finalidade melhorar essa condição, como afirma Renildo Calheiros. “É um prazer muito grande estar aqui com vocês, fazendo a entrega de mais uma rua com a drenagem, com as calçadas recuperadas e a pavimentação. Mas eu gostaria de fazer um chamado, para que cuidemos juntos da cidade. Para que cuidemos juntos das ruas. A nossa população, de maneira inadvertida foi tapando os locais por onde as águas passavam. E a água tem que passar, pois ela tem que chegar no mar. E o que acontece quando a população fecha os canais, os rios, os córregos e as lagoas? Eles ficam sem espaço para a água e, sem ter para onde ir, a água vai para as ruas e para dentro das casas”, explicou.

A secretária de Obras, Hilda Gomes, citou o Canal da Malária, que era um dos responsáveis por alagar Jardim Brasil. “Para terminar a urbanização do Canal da Malária, precisávamos desapropriar mais de 100 casas. Já reiniciamos a sua conclusão agora, em dezembro de 2014, para terminar os 250 metros que faltavam. Com isso, além de todas as intervenções de esgotamento sanitário, drenagem e pavimentação, o problema de alagamentos melhorará ainda mais. Agora, enquanto poder público, nós precisamos que a população seja nossa parceira, não jogando lixo no canal e na rede de macro e micro drenagem”, disse.

Na Rua Parnaíba, 57 famílias foram beneficiadas com a construção de aproximadamente 462 m de rede de esgotamento sanitário; 260 m lineares de canaletas; em torno de 1.316,25 m² de pavimentação em paralelepípedo; e 440,00 m² de passeio (calçada). O total gasto com todas as intervenções foi de R$ 360 mil.

Um dos beneficiados é Geraldo Xavier, morador da Rua Parnaíba. “A Rua não tinha condições de tráfego e hoje está uma maravilha. Achávamos que a obra não iria acontecer, e para nós foi uma boa surpresa. Ficou muito boa”, informou.

REFORMA URBANA – Com recursos do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) do Governo Federal, Jardim Brasil está recebendo esgotamento sanitário, microdrenagem e pavimentação. Ao total, 72 ruas receberão o processo. Dessas, 28 já estão prontas, 17 em execução no momento, restando ainda 27 a serem concluídas. As obras irão beneficiar toda a população local, de mais 15 mil habitantes.

No bairro, também estão sendo feitos conjuntos habitacionais como o Olindinha, localizado ao lado do Estádio Olindão, onde 88 habitações já foram entregues, e mais 8 serão concluídas, totalizando 96 na região. Outro conjunto, o Cuca Legal está sendo feito em Jardim Brasil, com a construção de 368 residências. Além das moradias populares, serão construídas mini-áreas de lazer e a nova sede da Associação de Moradores local.