Ruas Castanhal e Piauí são inauguradas em Jardim Brasil

Obras de esgotamento sanitário, denagem e pavimentação foram feitas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal

Publicado por: adminolinda, em: 15/01/15 às 17:29

Inauguração das ruas Piauí e Castanhal, em Jardim BrasilAo som de muito frevo, foram entregues, na noite desta quarta-feira (14), as obras de pavimentação das ruas Piauí e Castanhal, em Jardim Brasil. O trabalho faz parte do projeto de urbanização integrada do bairro que prevê, além do calçamento de vias, a implantação dos serviços de saneamento, abastecimento de água e drenagem.

Estiveram presentes na solenidade o prefeito de Olinda, Renildo Calheiros, o vice-prefeito Enildo Arantes, a secretária de Obras Hilda Gomes, os vereadores Marcelo Santa Cruz (PT) e Fernando MJ (PCdoB), além da deputada Federal Luciana Santos (PCdoB).

“Desde o governo da deputada federal Luciana Santos (PCdoB), temos um projeto para melhorar Jardim Brasil. Ao todo serão 72 ruas calçadas em Jardim Brasil. 28 delas já estão concluídas, 17 estão em execução e mais 27 que iremos começar na medida em que concluímos em andamento. Essas obras deveriam ter sido feitas há 50 anos, quando o bairro foi construído. Entendemos a reclamação da população, mas precisamos resolver esses problemas, e estamos fazendo isso porque não fizeram antes. Nós vamos terminar essa obra e agradeço a confiança, a persistência e a cobrança de vocês para que tivéssemos energia, força e coragem para concluirmos”, falou o prefeito de Olinda, Renildo Calheiros.

“Antes, era só poeira e lama. Por isso, é uma felicidade muito grande receber essas ruas completamente pavimentadas e saneadas”, afirmou a moradora Márcia Valdez durante a entrega das obras de pavimentação das ruas. Ela foi a escolhida para representar os populares da localidade. Márcia Valdez esteve sempre próximo à Secretaria de Obras do município, acompanhando de perto as intervenções na área.

Na Rua Piauí, que possui 52 famílias, foi realizado, além de 265 m lineares de microdrenagem, 1.316,25 m² de pavimentação em paralelepípedo e 726,00 m² de passeio; esgotamento sanitário na via, com a colocação de cerca de 432 m de coletor de calçada e 134 m do coletor principal. Já na Rua Castanhal, via que corta diversas ruas residências do bairro, foi feito o serviço de microdrenagem, com 182m lineares de canaletas lineares; além de pavimentação e passeios, com 1.404 m² em pavimentação em paralelepípedo e aproximadamente 726 m² de passeio.

O bairro está passando por uma grande reforma urbana. “Eu lembro que quando olhávamos para Jardim Brasil, pensávamos: qual a solução para o bairro? E nunca mentimos para população que para resolver os problemas de Jardim Brasil, não era preciso conversa, mas sim, dinheiro. Com os recursos que Renildo Calheiros, na época deputado Federal, conseguiu, podemos minimizar os problemas de quem mora no bairro. Isso é fruto da luta da população e de nossa seriedade. Eu me emociono de ver depoimentos de pessoas que moram há mais de 40 anos aqui, e falam que agora tem orgulho de morar no bairro e me sinto orgulhosa em ter feito parte dos governos que ajudaram para melhorar Jardim Brasil”, declara a secretária de Obras de Olinda, Hilda Gomes.

REFORMA URBANA – Com recursos do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) do Governo Federal, o bairro de Jardim Brasil está recebendo esgotamento sanitário, microdrenagem e pavimentação.

No bairro, também estão sendo feitos conjuntos habitacionais como o Olindinha, localizado ao lado do Estádio Olindão, onde 88 habitações já foram entregues, e mais 8 serão concluídas, totalizando 96 na região. Outro conjunto, o Cuca Legal está sendo feito em Jardim Brasil, com a construção de 368 residências. Além das moradias populares, serão construídas mini-áreas de lazer e a nova sede da Associação de Moradores local.