Notícias

SAMU de Olinda faz curso em atendimento pré-hospitalar

A aula final será teórica e prática com simulação de atendimento de urgência e resgate de paciente

Publicado por: adminolinda, em: 04/09/10 às 13:21

SAMU Olinda mais capacitada - Foto: Passarinho/PMO

A coordenação do SAMU-192 de Olinda realiza neste sábado (4) aula final do I Curso Prático em Atendimento Pré-Hospitalar para atendimento móvel de urgência dos munícipes. O evento será marcado por palestras e simulação de atendimentos de urgência. O encerramento do curso, que teve início em 20 de agosto, ministrado na base do SAMU, Varadouro, acontece no auditório da Policlínica Barros Barreto, Carmo, das 8h às 15h.

O objetivo do curso, destinado aos profissionais condutores, técnicos, enfermeiros e médicos do SAMU, capacitou o grupo no primeiro módulo com aulas em abordagem inicial, alinhamento e imobilização e manobras com prancha e fita tubular.

Na manhã deste sábado, serão ministradas aulas teóricas-práticas em legislação das urgências, avaliação da cena e riscos, Manobras de Massagem Cardíaca (RCP), simulação de atendimento e resgate, bem como o manuseio do Desfibrilador Externo Automático (DEA), aparelho esse que diagnostica, de imediato, pacientes com parada cardíaca, adquirido pela Secretaria de Saúde de Olinda do Ministério da Saúde.

O coordenador do SAMU de Olinda, Dr Erickson Bonifácio, destacou a importância da capacitação. “Esse curso foi um compromisso assumido pela Secretaria de Saúde, pois o foco prático abordado é aos proporcionar um contato direto com a população no dia-a-dia”, enfatizou.

%d blogueiros gostam disto: