Notícias

São João Cultural em Olinda

Barracas, quadrilhas, forró pé de serra, homenagem aos coquistas e muito festa, valorizando a cultura popular da cidade patrimônio

Publicado por: Secom, em: 18/06/12 às 19:24
O Quarteto Olinda é uma das atrações do Polo Fortim, no dia de São João. Foto: Beto Figueiroa/Divulgação

O Quarteto Olinda é uma das atrações do Polo Fortim, no dia de São João. Foto: Beto Figueiroa/Divulgação

Dando continuidade a programação cultural 2012, a Prefeitura de Olinda preparou o São João deste ano com o objetivo de valorizar a cultura popular da cidade. Além de dois super arraiais que serão montados na praça do Carmo e no Fortim do Queijo, a programação completa, que acontece entre os dias 22, 23 e 24 de junho, fará homenagem a Luiz Gonzaga e terá atrações para todos os gostos com shows, quadrilhas – incluindo uma da terceira idade, e festas de ruas.

Além do ritmo junino, a Prefeitura aproveita o fim de semana de festa para comemorar o Dia do Coco – 20 de junho – com apresentações do tradicional ritmo olindense.

A programação do polo do Carmo vai começar às 17h. O local ganhará decoração junina para receber os grupos que vão se apresentar no palhoção montado pela Prefeitura de Olinda. A programação será um misto entre o tradicional ritmo do coco com o melhor do forró pé de serra. Nomes como Mestre Ana Lúcia, Coco do Amaro Branco, Coco de Umbigada, Cila do Coco, entre outros vão se apresentar no polo Carmo.

Além das atrações de palco, o polo Carmo também vai ser o cenário para as apresentações das quadrilhas juninas de diferentes bairros de Olinda. Destaque para as quadrilhas Alegria de Viver – composta por pessoas da terceira idade, Aquarela Nordestina, Raio de Sol, Pisa no Espinho, entre outras.

Já a programação do polo Fortim está marcada para começar às 21h com atrações que prometem fazer todo mundo dançar forró e coco. A abertura, na sexta-feira, será com apresentação do Coral Encanto de Olinda, formado por 100 crianças que ensaiaram um repertório especial com músicas de Luiz Gonzaga. No sábado, os cantores Daniel Bento, Paulo Pecado e Lourenço Gato prometem fazer todo mundo dançar forró com músicas do rei do baião. Além deles, grandes mestres do coco passarão pelo palco do polo Fortim, como Ferrugem, Galo Preto, Pombo Roxo, Dona Selma do Coco entre outros.

“A Prefeitura de Olinda preparou uma programação que mescla todo o espírito junino com as tradições da nossa cultura, com destaque para os grupos de coco. O objetivo é levar para a população uma festa de São João com a cara da cultura de Olinda”, explica a secretária de Patrimônio e Cultura de Olinda, Márcia Souto.

FESTAS DE RUAS – Além dos polos do Carmo e do Fortim, o São João de Olinda também vai contar com outras atrações como festas juninas. Segue abaixo a programação completa:

  • Sambadas do Amaro Branco – Dia 24 – Sambada na Rua dos Pescadores com o pré-lançamento do CD de Dona Glorinha, a partir das 17h. Dia 29 – a festa do Coco do Pneu na Rua Marcelo Fiúza, a partir das 20h.
  • Casa da Rabeca – Dias 22, 23, 24, 28 e 30, a partir das 20h.
  • Coco de Dona Ana Lúcia – Acorda Povo – Dia 23 – Rua Serapião com saída da Rua Serapião e seguindo pelas ruas do Sítio Histórico Sé, Quatro Cantos, Carmo e volta pro Amaro Branco.
  • Arraial da Rua da Palha – Dias 23 e 24 – Rua da Palha, a partir das 17h.
  • Festa Junina do Bloco Munguzá de Zuza Miranda e Thaís – 10ª Edição, Dia 29, a partir das 19h. Concentração em frente a Prefeitura.
  • São João da Boa Hora – Dia 23, a partir das 20h, com Acorda Povo e Grupos de Coco de Roda.
  • Arraial da Rua de São João – Dias 23, 24, 29 e 30, a partir das 16h com feirinha cultural, 18h, com quadrilhas e grupos de forró.

Programação completa dos polos:

POLO CARMO

Barracas, quadrilhas, forró pé de serra, homenagem aos coquistas e muito festa.

Sexta dia 22/06

17h – Coco de Malê
18h – Coco de Mazuca
19h – Quadrilha Pisa no Espinho
20h – Quadrilha Alegria de Viver
21h – Coco de Seu Mané
22h – Gervásio do Coco

Sábado dia 23/06

17h – Cila do Coco
18h – Coco do Amaro Branco
19h – Quadrilha Raio de Sol
20h – Pacheco Cantador e o Coco de Praia
21h – Coco Rabecado
22h – Aurinha do Coco

Domingo dia 24/06

17h – Estrelinhas do Coco
18h – Mestre Ana Lúcia
19h – Quadrilha Aquarela Nordestina
20h – Quadrilha Raízes do Espinho
21h – Mestre Juarez
22h – Zeca do Rolete

POLO FORTIM

Sexta dia 22/06

20h – Coral Encanto de Olinda
21h – O Coco é a Resposta
22h – Arnaldo do Coco
23h – Mestre Galo Preto
24h – Dona Glorinha
01h – Lourenço Gato

Sábado dia 23/06

21h – Dona Del do Coco
22h – Dona Selma
23h – Daniel Bento
24h – Paulo Pecado
00h – Lourenço Gato

Domingo dia 24/06

21h – Mestre Ferrugem
22h – Mestre Pombo Roxo
23h – Coco de Umbigada
24h – Os Abuzzados do Forró
01h – Quarteto Olinda

%d blogueiros gostam disto: