Notícias

Saúde de Olinda aposta no DIU como uma das estratégias de planejamento familiar

Homens também participam de reuniões com as esposas

Publicado por: Secom, em: 11/09/18 às 10:37

Texto: Juliana Nascimento

Planejamento e cuidado devem andar juntos quando se fala em saúde da família. Métodos contraceptivos, exames e orientações para homens e mulheres servem tanto para evitar doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), gravidez indesejada ou até para deixar a saúde em dia. Em Olinda, as Unidades de Saúde da Família e Policlínicas oferecem pílulas do dia seguinte e outros anticoncepcionais, além de disponibilizar testes rápidos de DSTs como sífilis e HPV entre outros.  

No caso do público feminino, as mulheres também têm a opção de se prevenir colocando o Dispositivo Intrauterino (DIU), que é um pequeno objeto de plástico em formato de T inserido no útero para atuar como contraceptivo, em cinco Policlínicas do município. São elas: Barros Barreto, Martagão Gesteira, São Benedito, Ouro Preto e Jardim Fragoso. As Policlínicas funcionam de segunda a sexta-feira das 7h às 17h. Esse é um dos métodos mais usados pelas mulheres, e de acordo com dados da Coordenação de Saúde da Mulher, cerca de 50 DIUs são colocados por mês em Olinda.  

Já para os homens, há atendimentos nas Unidades de Saúde da Família. Por ser considerado culturalmente, um público difícil de buscar atendimento médico, a Secretaria Municipal de Saúde utiliza a estratégia de, quando os homens acompanham as companheiras no atendimento do do PréNatal, eles são orientados e convidados a realizar exames rotineiros.  

As Coordenadorias da Saúde do Homem e da Mulher de Olinda realizam periodicamente, ações de promoções à saúde e promovem na cidade, palestras educativas, mutirões de exames e serviços, vacinas e orientações. Em caso de dúvidas ou para saber a programação completas sobre horários e atendimentos gratuitos de saúde basta mandar email para: sms.saudemulherolinda@gmail.com ou promocaosaudeolinda@gmail.com.   

 

Pular para o conteúdo