Notícias

Saúde de Olinda faz alerta aos pais sobre o Teste do Pezinho

Procedimento pode identificar algumas doenças nos bebês

Publicado por: Redação da Secom, em: 09/06/20 às 15:37

Por: Pedro Morais

No mês em que se faz alusão ao teste do pezinho, a Secretaria de Saúde de Olinda alerta os pais e responsáveis sobre a importância do exame em todos os bebês. O procedimento deve ocorrer, preferencialmente, no período entre o terceiro e quinto dia de nascido.
O exame é conhecido cientificamente como triagem neonatal e é realizado de forma rápida, através da coleta de gotas de sangue no calcanhar do bebê, sem trazer riscos à saúde do recém-nascido. O Dia Nacional do Teste do Pezinho transcorreu no sábado (06.06).

Com a finalidade de facilitar o acesso da população e garantir a coleta do exame, mesmo durante a pandemia, a Secretaria de Saúde mantem em pleno funcionamento a realização da triagem neonatal. O atendimento é ofertado na Policlínica da Mulher Sony Santos, na Avenida Presidente Kennedy, e na Policlínica João Barros Barreto, no Carmo.

A gerente de Saúde da Mulher e da Criança, a enfermeira Raquel Braga, destaca a importância do exame para identificação de doenças. “Vale ressaltar que a coleta do teste do pezinho pode identificar doenças graves e em tempo oportuno salvar vidas., pois existem algumas doenças que precisam de tratamentos imediatos, porém só são diagnosticadas através do resultado do teste do pezinho”, alertou.
Raquel Braga avisa ainda. “É pensando na população, e na vida desses bebês que nós da Coordenação de Saúde da Criança de Olinda estamos trabalhando cada vez mais para sensibilizar e orientar os pais e famílias sobre a importância da realização do exame tão fundamental”, finalizou.

Serviço:
TESTE DO PEZINHO
– POLICLÍNICA JOÃO BARROS BARRETO – Segundas, quartas e sextas;
Horários: 9h30 às 11h30 e das 14h às 16h30
– POLICLÍNICA DA MULHER SONY SANTOS – Terças e Sextas;
Horário: 8h às 11h30

%d blogueiros gostam disto: