Notícias

Saúde de Olinda faz balanço das ações no enfrentamento à COVID-19

Vigilância Epidemiológica do município desenvolveu trabalho de capacitação de profissionais, monitoramento e elaboração de boletins

Publicado por: Redação da Secom, em: 04/01/21 às 14:46

Foto: PMO

A Secretaria de Saúde de Olinda, por meio da Gerência de Vigilância Epidemiológica (GVE), fez um balanço das ações no enfrentamento ao COVID-19, de março até dezembro de 2020. Desde o início da pandemia, a GVE atua capacitando os profissionais de rede de saúde pública e privada para atendimento, diagnóstico e notificação dos casos suspeitos de COVID-19, sobretudo para coleta de exame de SWAB para pesquisa de COVID.

Também trabalhou na alimentação dos sistemas de informação e monitoramento dos casos. Até o último dia 29 de dezembro, foram confirmados 9.242 casos em Olinda, onde obteve uma média de cinco ligações para realização do monitoramento, um a um, a evolução e sua conclusão, totalizando uma média 46.210 ligações.

A gerente da GVE, a enfermeira Priscila Lelis, comentou a desenvoltura do trabalho. “Foram investigados 570 óbitos, ficando 110 pendentes por não conseguir contato com os familiares através do número fornecido pelas unidades notificadoras. Após as investigações, a epidemiologia preencheu formulário online, que é preconizado pela Secretaria Estadual de Saúde”, explicou.

Administrativamente, diariamente a equipe alimentou, monitorou e fez limpeza dos Sistemas (FORMSUS, E-SUS, SIVEP-GRIPE, SIM). Enviou atualização dos bancos a GERES, manejo de sistema Sivep-Gripe, GAL, e-SUS. Investigou e monitorou/acompanhamento dos casos, alimentou planilhas internas; investigou óbitos, elaborou Boletim Epidemiológico diário (248 boletins publicados no site da Prefeitura até 29/12/2020).

A Secretaria de Saúde disponibilizou à população telefone institucional para atendimento às dúvidas, orientações e resultados de exames. Mais de 1.800 conversas foram realizadas pelo whatsapp de 19 de maio a 29 de dezembro. Destaca-se, que o trabalho de enfrentamento à Covid-19 continua sendo desenvolvido pela Secretaria de Saúde de Olinda, por meio da GVE.

%d blogueiros gostam disto: