Saúde de Olinda faz doação de cadeiras de rodas e banho

Serão entregues 400 cadeiras de rodas e 300 de banho. Moradores de Rio Doce, Jardim Brasil, Peixinhos, Jardim Atlântico e Jardim Fragoso estão entre os contemplados

Publicado por: Secom, em: 06/03/13 às 15:00
Moradores de Rio Doce estão entre os contemplados com o projeto - Foto: Secretaria de Saúde de Olinda

Moradores de Rio Doce estão entre os contemplados com o projeto – Foto: Secretaria de Saúde de Olinda

Visando melhorar a qualidade de vida da população com necessidades especiais, a Secretaria de Saúde de Olinda doou, no fim deste mês de fevereiro, cadeiras de rodas e banho a usuário do SUS. A entrega está sendo feita na Unidade do Programa de Saúde da Família (PSF) de Rio Doce, aos pessoas previamente cadastradas pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do bairro.

Alguns moradores que não puderam ir ao posto no dia da entrega, receberam em casa as cadeiras de rodas e banho das mãos do coordenador do Centro de Reabilitação de Olinda (CRO), Yuri Monteiro; da ACS, Lizete Alves e da fisioterapeuta do Núcleo de Apoio Saúde das Família (NASF), Patrícia Luna.

Um dos beneficiados pelo programa e que recebeu em casa as cadeiras foi o aposentado Severino da Silva, 73, que necessita de cuidados especiais desde 2002 quando sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e não pôde mais se locomover. “Agradeço muito a iniciativa da Secretaria de Saúde em doar essa cadeira, pois sem ela ficava muito difícil minha locomoção. Principalmente, quando tenho que sair para ir ao médico”, disse.

Para a fisioterapeuta do NASF, Patrícia Luna, o benefício maior que essa iniciativa traz é a qualidade de vida para o paciente. “A cadeira do banho vai facilitar na higiene pessoal do paciente, assim como a de rodas que ajuda na postura e respiração, e com isso uma vida social de melhor qualidade”, declarou.

Este projeto é fruto do trabalho dos integrantes da Câmara Social de Olinda, composta pelas Secretarias de Saúde, de Esportes-Lazer e Juventude, bem como de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos.