Notícias

Saúde de Olinda promove ações sobre a consciência do Fevereiro Laranja e Roxo

Mês aborda doenças como leucemia, fibromialgia, lúpus e Mal de Alzheimer

Publicado por: Wladimir Paulino, em: 11/02/21 às 10:04

Foto: Secretaria de Saúde de Olinda.

Por Pedro Morais

O mês de fevereiro tem um forte apelo aos cuidados com a saúde. O período, denominado Fevereiro Laranja e Roxo, é alusivo à conscientização da leucemia, fibromialgia, lúpus e o Mal de Alzheimer. Com esse foco, a Secretaria de Saúde de Olinda, por meio das Diretorias de Políticas Estratégicas (DPE) e da Rede de Reabilitação, estará com equipes nos mutirões itinerantes Olinda Mais Saúde repassando informações sobre prevenção as quatro doenças.

Na área da reabilitação, Olinda intensificará a oferta de cuidados em fisioterapia, pilates, RPG, técnicas de terapias integrativas (auriculoterapia e ventosa) e complementares de saúde. Além desses atendimentos, o serviço realizará gratuitamente a expedição da carteira de atendimento preferencial para pacientes com fibromialgia, conforme a Lei Municipal n 1º 6088/2019, destinada a pacientes residentes em Olinda com laudo comprobatório de fibromialgia.

Para adquirir a carteira, a pessoa deverá se dirigir ao Núcleo de Fisioterapia Audemir Silveira Menelau, na Rua Baobá, Ouro Preto, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

O tratamento destinado ao público com fibromialgia é realizado, nas quintas-feiras, no Núcleo de Fisioterapia de Ouro Preto, através de profissionais qualificados na área da fisioterapia, nutrição e psicologia.

Documentos necessários para obter o tratamento:
• 2 fotos 3×4
cópias:
• Cartão SUS
• Laudo médico do reumatologista
• Comprovante de residência que mora em Olinda
• Carteira de Identidade

Fevereiro Laranja
Leucemia – É uma doença que se inicia na medula óssea, onde o sangue é produzido. A campanha alerta para a prevenção e destaca a importância da doação de medula óssea. É a neoplasia mais frequente na infância, correspondendo de 30 a 35% dos casos de câncer neste segmento. O pico de incidência ocorre entre 2 e 5 anos de idade, sendo quatro vezes mais frequente que a leucemia mielóide aguda (LMA).

Fevereiro Roxo
Fibromialgia – Trata-se de uma síndrome dolorosa crônica sem inflamação, caracterizada por “dores no corpo”, fadiga e alterações no sono. Sua causa é desconhecida, mas está relacionada à diminuição da concentração de serotonina, fazendo com que o cérebro dos pacientes com esta doença perca a capacidade de regular a dor. A fibromialgia é uma doença predominantemente feminina, a proporção é de 10 mulheres para um homem e manifesta-se em qualquer idade. Atualmente no Brasil aproximadamente 4 milhões de pacientes sofre com a enfermidade.

Lupus – O lúpus é uma doença inflamatória autoimune que pode afetar diversos órgãos e tecidos, tais como: pele, articulações, celebro, rins e outros órgãos, causando sintomas como fadiga, febre, dor nas articulações, queda de cabelo, manchas avermelhadas pelo corpo, dentre outros sintomas. O lúpus pode ocorrer em pessoas de qualquer idade, raça e sexo, porém as mulheres são muito mais acometidas. Ocorre principalmente entre 20 e 45 anos, sendo um pouco mais frequente em pessoas mestiças e nos afro-descendentes. No Brasil, não dispomos de números exatos, mas as estimativas indicam que existam cerca de 65.000 pessoas com lúpus, sendo a maioria mulheres.

Mal de Alzheimer – Mal de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa, progressiva e fatal, causada pela morte de células cerebrais, se apresenta como demência ou perda de funções cognitivas, tais como a memória, a linguagem, a orientação, alterações comportamentais e o comprometimento progressivo das atividades de vida diária, por exemplo. Está associada a pessoas com idade mais avançada, mas pode ocorrer de forma6 prematura. Embora ainda sem cura, existem tratamentos medicamentosos que aliviam os sintomas. A identificação de fatores de risco e da doença em seu estágio inicial e o encaminhamento ágil e adequado para o atendimento especializado dão à Atenção Básica um caráter essencial para um melhor resultado terapêutico e prognóstico dos casos.

Serviços:
– Ambulatório de Vascular Fisioterapeuta
Local: Centro de Reabilitação de Olinda, rua Professor José Cândido Pessoa, 1216 – Bairro Novo
Dia: Toda sexta-feira, às 14h
Responsável: Dr. Filipe Pinheiro

– Ambulatório de Auriculoterapia
Local: Núcleo de Fisioterapia de Ouro Preto, rua Boabá, Ouro Preto.
Dia: Toda quarta-feira, às 8h
Responsável: Fisioterapeuta André Bandeira

Local: Núcleo de Fisioterapia de Águas Compridas, Estrada de Águas Compridas, s/n, (ao lado da USF Águas Compridas I e II),
Dia: Toda sexta-feira, às 14h
Responsável: Fisioterapeuta Angélica Dionísio

– Ambulatório de Hanseníase
Local: Núcleo de Fisioterapia de Águas compridas, Estrada de Águas Compridas, s/n, (ao lado da USF Águas Compridas I e II),
Dia: Toda última quinta-feira do mês, às 15h
Responsável: Fisioterapeuta Jesimiel Aguiar.

%d blogueiros gostam disto: