Saúde disponibiliza resultados de exames pela internet

Exames continuarão disponíveis no Laboratório de Saúde Pública de Olinda para aqueles que não têm acesso à rede mundial de computadores

Publicado por: adminolinda, em: 20/10/12 às 11:32
Resultado de exames online trazem mais comodidade e rapidez para o paciente. Foto: Vladimir Nenov/123RF-1

A Secretaria de Saúde de Olinda dá mais um passo na qualidade do atendimento aos usuários da rede municipal de saúde. Agora, a população pode ter acesso ao resultado de exames laboratoriais também pela internet. O objetivo é trazer mais conforto e comodidade para o paciente, além de agilidade no retorno das consultas.

O serviço, que é pioneiro no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS) da rede pública municipal e estadual, conta com o suporte de um programa denominado software worklab, que dá condições ao paciente de acessar e imprimir via online os resultados de exames de qualquer computador ou localidade.

A secretária de Saúde do município, Tereza Miranda, explica a importância do sistema. “Na verdade precisamos cada vez mais implantar ferramentas no serviço público visando otimizar o trabalho. E os resultados de exames laboratoriais via online é mais um desses benefícios que servem para facilitar a vida do paciente”, disse.

COMO UTILIZAR – Obter o resultado do exame é muito prático, basta o paciente entrar no sistema pelo endereço eletrônico examesaude.olinda.pe.gov.br ou pelo portal da Prefeitura de Olinda, no ícone serviços.

Acessando o sistema, o usuário vai visualizar dois espaços, num ele digita uma senha (número de registro) disponibilizada no dia do exame; em outro, digita o primeiro nome. Em seguida, surgirá a opção Imprimir Documento e o resultado estará nas mãos do paciente. Isso, sem ser necessário ir à unidade de saúde.

Mesmo com a implantação do serviço online e pensando naqueles pacientes que não tem acesso ao computador, a Secretaria de Saúde de Olinda continuará disponibilizando os resultados de exames na unidade em que o paciente realizou a coleta do material para análise.

Vale ressaltar que apenas resultados de exames como HIV, hepatite, tuberculose, hansen e eletroforese das hemoglobinas (anemia falciforme) ainda não estarão disponíveis no sistema online do Laboratório de Saúde Pública de Olinda.