Notícias

Saúde do Trabalhador de Olinda é tema de matéria na Revista Proteção

Texto da Revista Proteção fala sobre implantação das Unidades Sentinelas na rede de saúde do município

Publicado por: Secom, em: 14/03/13 às 14:30
Capa da Revista Proteção, edição nacional, teve publicação sobre Saúde de Olinda. Foto: Divulgação

Capa da Revista Proteção, edição nacional, teve publicação sobre Saúde de Olinda. Foto: Divulgação

A Revista Proteção, veículo impresso de circulação nacional, publicou na edição de fevereiro/2013 uma matéria que enaltece a implantação das Unidades Sentinelas de Saúde do Trabalhador de Olinda, programa esse iniciado em novembro do ano passado. Acompanhe abaixo, na íntegra, todo texto publicado na revista, página 30:

Olinda recebe unidades sentinelas 

Com o objetivo de mapear áreas em que há grande número de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, o município de Olinda/PE implantou Unidades Sentinelas de Saúde do Trabalhador, em cinco locais, como UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e Policlínica. O serviço foi lançado em novembro de 2012 e consiste na coleta de informações, que servirão de base para a melhoria de atendimento aos trabalhadores por parte do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Nossa intenção é traçar um perfil do trabalhador, residente ou que atua em empresa localizada em Olinda, para direcionar as ações de prevenção e tratamento relacionadas a acidentes e doenças do trabalho”, afirma o coordenador da Saúde do Trabalhador do município, Nelson Souto Maior.

Os dados são colhidos após avaliação detalhada dos trabalhadores e ocorrências. Quando identificados acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, é iniciada uma investigação epidemiológica e notificação compulsória. Todo este processo é feito por meio de parceria entre a Coordenação de Saúde do Trabalhador de Olinda e o Centro de Referência Estadual de Saúde do Trabalhador (Cerest).

Atualmente, as informações já alimentam o sistema de informação SINAN-NET, que, segundo Nelson, deverá gerar um Boletim de Ocorrência direcionado à Secretaria Estadual de Saúde.

%d blogueiros gostam disto: