Notícias

Saúde mental promove oficina para cuidadores das residências terapêuticas de Olinda

Evento foi realizado na Policlínica João Barros Barreto

Publicado por: Redação da Secom, em: 03/07/19 às 14:27

Por Pedro Morais

A Secretaria de Saúde de Olinda promoveu uma capacitação voltada para os novos e antigos profissionais cuidadores e técnicos de referência das Residências Terapêuticas (RTs) da rede de saúde. A oficina, que foi uma iniciativa da Diretoria de Políticas Estratégicas, por meio da Coordenação da Saúde Mental, aconteceu no auditório da Policlínica João Barros Barreto, no Carmo.

A facilitadora do encontro foi a assistente social do município, Silvia Cavalcanti, que faz parte da área técnica da Gerência Estadual de Saúde Mental.

As RTs são unidades instaladas nas comunidades, destinadas a cuidar de pessoas com transtornos mentais, egressos de internações psiquiátricas de longa permanência e que não possuam suporte social e familiar que viabilize a reinserção social. Em Olinda, a rede disponibiliza três Residências masculinas e uma feminina.

Além do tratamento medicamentoso, as RTs apostam em estratégias lúdicas para estabilizar a saúde mental dos usuários da unidade, sobretudo com trabalhos manuais (pinturas livres e peças de artesanato).

Este slideshow necessita de JavaScript.

%d blogueiros gostam disto: