Notícias

Saúde Mental promove palestras de fortalecimento da autoestima

Publicado por: Redação da Secom, em: 24/05/19 às 12:03

Por Pedro Morais

Equipes da Coordenação da Saúde Mental (SM) de Olinda estão realizando palestras nas comunidades e escolas da rede municipal. A atividade preventiva busca estimular a autoestima das pessoas e alertar, informar e esclarecer sobre diversos assuntos que causam o adoecimento mental da população.

Esta semana, aconteceram duas atividades paralelas, uma educacional destinada aos alunos do 6º ao 9º ano da escola Lions Dirceu Veloso, situada na rua Professor Manoel Regueira, Bultrins; e a outra, na Associação dos idosos, rua 38, em Rio Doce.

A psicóloga Eliane Farias abordou sobre depressão, automutilação, suicídio entre outros assuntos que causam transtorno e estão diretamente ligados à população estudantil. Na Associação dos idosos, as profissionais Elisânia Rodrigues e Edjelma Arantes, enfatizaram sobre as causas do adoecimento dessa população, sobretudo decorrente da solidão, consequente do abandono por parte dos familiares e outros aspectos de caráter afetivo.

A coordenadora da SM da cidade, Flavia Roberta, comentou sobre a importância desse trabalho desenvolvido nas comunidades. “Estamos buscando desenvolver ações preventivas e de fortalecimento da autoestima das pessoas em todos os segmentos da sociedade”, alertou a gestora.

A atividade é resultado de uma parceria da Secretaria de Saúde e da Educação, que envolve o Programa Saúde na Escola e da Diretoria de Políticas Estratégicas, que busca pautar em roda de conversa diversos temas no âmbito da saúde mental, repassando informações sobre os motivos do adoecimento da população e também dos serviços disponibilizados na rede de saúde de Olinda.

%d blogueiros gostam disto: