Ouvir a matéria clicar no player
A Prefeitura de Olinda, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na manhã desta terça-feira (10) mais uma edição do projeto “Saúde nos Terreiros”.
Desta vez, a ação aconteceu no Quilombo Urbano de Xambá, localizado no bairro de São Benedito, reafirmando o compromisso da gestão em promover o bem-estar e o acesso à saúde para todas as comunidades.
O “Saúde nos Terreiros” leva uma gama de serviços essenciais diretamente para a população local. Entre os atendimentos oferecidos, destacam-se consultas médicas, exames de citologia, aferição de pressão e glicemia, testes rápidos para detecção de HIV, sífilis,ite B e C, além de vacinação contra a gripe.

A iniciativa ocorre semanalmente, sempre às terças-feiras, e tem como principal objetivo aproximar os serviços de saúde das comunidades de matriz africana e quilombolas de Olinda.
Segundo Carmem Cavalcanti, coordenadora da iniciativa, o programa tem como objetivo promover o cuidado integral e o enfrentamento ao racismo.
“Pensamos o terreiro como espaço de cuidado e também como estratégia para desmistificar preconceitos. Isso fortalece a comunidade e combate o racismo religioso e estrutural”, explicou.
A proposta é garantir o acesso a direitos básicos de forma acolhedora e respeitosa às tradições e particularidades de cada local.
