Notícias

Saúde nos Terreiros se consolida como política pública em Olinda

A ação foi no terreiro de Pai Iguara, em Cidade Tabajara

Publicado por: Redação da Secom, em: 15/01/19 às 15:53

Por: Pedro Moaris

A 6.ª edição da Ação Saúde nos Terreiros foi realizada, nesta terça-feira (15.01), no Terreiro de Pai Iguara de Oxum – Ilê Oguian Olabo Maxo, no bairro de Cidade Tabajara. O evento é fruto de uma parceria das secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos de Olinda, com o objetivo de atender a população de matriz africana.

Os serviços de saúde disponibilizados, que vêm se consolidando como política pública da atual gestão municipal, foram consulta médica, aferição de pressão arterial, testes rápidos de HGT, HIV, Sífilis e Gravidez, avaliação nutricional, mamografia de rastreamento, saúde bucal e citologia, além de emissão de cartão SUS. Também foi prestada assessoria jurídica com emissão de cartão de estacionamento para idoso e pessoa com deficiência, CadÚnico e carteira de Livre Acesso.

A localidade também recebeu a visita dos agentes de endemias realizando vacinação animal (cães e gatos), desratização e combate as arboviroses, identificando e eliminando focos do mosquito Aedes aegypti.

Pai Iguara destacou a relevância do evento. “A ação é muito boa e importante porque aproxima a população do nosso terreiro e presta um serviço de saúde ao público dessa área que tanto precisa, promovendo o exercício de cidadania, saúde e acolhimento das pessoas”, disse.

“Nosso objetivo é alavancar os terreiros como um espaço social, disponibilizando serviços de promoção e prevenção à saúde e também agregando cidadania”, ratificou a coordenadora de Atenção à Saúde da População Negra e Pessoa com Deficiência, Carmem Cavalcanti.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

%d blogueiros gostam disto: