Notícias

Secretaria de Educação capacita professores do Ciclo de Alfabetização

Com cerca de 300 professores e coordenadores pedagógicos que atuam em 60 escolas

Publicado por: Marcos Oliveira, em: 12/05/20 às 12:33
Por Pattricia Viviane 

A Secretaria de Educação Esportes e Juventude de Olinda, através da Executiva de Programas e Políticas Educacionais – SEPPE, começou nesta semana e vai até o dia 16 de junho o curso online ” Avaliações Externas no Cotidiano Escolar: saberes e desafios no Ciclo da Alfabetização“. 

Cerca de 300 professores e coordenadores pedagógicos que atuam em 60 escolas da Rede Municipal de Olinda no Ciclo da Alfabetização (turmas de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental) participarão do curso, que terá certificação com carga horária de oitenta horas. 

O curso tem como objetivo promover momentos de estudos, análises e proposições, a partir dos resultados das Avaliações Externas da Rede Municipal de Ensino, de modo a proporcionar aos professores, que atuam nas turmas do Ciclo da Alfabetização, troca de experiências exitosas que favoreçam a melhoria do desempenho escolar dos estudantes.

Na perspectiva de fortalecer o processo de formação continuada dos professores, o curso  utiliza o Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA. Serão ao todo quatro módulos que abordarão as seguintes temáticas:  Diretrizes que orientam as Avaliações Externas Série Histórica dos resultados do SAEPE nas turmas do 2º ano, de 2017 a 2019Matriz de Referência e Descritores: existe diferença?A Escala de Proficiência ;  Dados de Proficiência dos estudantes do 2º ano nas Avaliações Externas (SAEPE) de 2017 a 2019Rotinas Pedagógicas: impactos positivos no processo ensino-aprendizagem no Ciclo da Alfabetização Organização do Tempo e Espaço Pedagógico na Rotina Escolar. 

A secretária de Programas e Políticas Educacionais, a professora Edilene Soares informa que o curso “conta com a parceria  da Fundação Educar Pra Valer e da Lyceum Consultoria Educacional Ltda”; é coordenado pelo diretor da Escola de Tempo Integral Professora Norma Coelho, o professor Francisco Oliveira.


O curso está sendo vivenciado na plataforma da Secretaria de Educação de Olinda, através do endereço www.dtolinda.com.br/educação/course.

 

 

%d blogueiros gostam disto: