Notícias

Secretaria de Educação de Olinda comemora a frequência dos estudantes no primeiro dia da prova do SAEB

Grande parte das unidades de ensino alcançaram 100% de frequência, almejando resultados positivos

Publicado por: Secom, em: 23/10/19 às 22:40

Por Patrícia Viviane

As boas práticas de preparação das escolas para as avaliações da Saeb renderam um bom resultado, neste primeiro dia de aplicação da prova. Das 11 escolas municipais de Olinda que realizaram a Prova Brasil , oito alcançaram 100% de frequência em todas as turmas avaliadas. São elas: Ageu Magalhães, Alberto Torres, Centro de Assistência Social, Princesa Izabel, Nossa Senhora do Monte, Nossa senhora de Lourdes, Pró-Menor e Izabel Buriti. De acordo com a Secretária de Programas e Políticas Educacionais, Edilene Soares, Olinda está reescrevendo uma nova história na educação.

“Vamos colocar a Educação de Olinda no patamar que ela merece: de Patrimônio da Humanidade”, ressaltou. O engajamento dos professores e o acolhimento foi um dos pontos que abrilhantou o primeiro dia da avaliação. Antes da prova, os estudantes participaram de uma aula de relaxamento e também receberam brindes escolares. “O principal objetivo de um processo avaliativo é ser um instrumento mediador entre o atual (como está), o ideal (onde se quer chegar) e o real (o que fazer)”, acrescenta a gestora.

No segundo dia de prova (24/10), será a vez dos estudantes das escolas Alexandre Barbosa, Alto Sol Nascente, Guiomar Barbosa, Bem Estar Social, Dom Azeredo Coutinho, Dom João Crisóstomo, Ebenézer Gueiros, Gregório Bezerra, Iracema Pires, Cleide Betânia, Hélio Maia e João Francisco encararem as disciplinas de língua portuguesa e matemática. A expectativa é que quatro mil estudantes, de 60 unidades escolares da Rede Municipal de Olinda, realizem a prova.

Os exames fazem parte do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A proposta permite realizar um diagnóstico da educação básica nacional e de fatores que podem interferir no desempenho dos alunos. A partir do resultado são definidas as políticas públicas educacionais. De acordo com a Secretaria de Educação, Esportes e Juventude (SEEJ) de Olinda, a meta é que o município atinja média 6. As provas seguem até o dia 1º de novembro. A pasta mobilizou toda a comunidade escolar, a partir do gestor e coordenador pedagógico das escolas, com ações que aumentem ainda mais o quantitativo percentual de estudantes para participar das avaliações.

Este slideshow necessita de JavaScript.

%d blogueiros gostam disto: