Notícias

Secretaria de Educação de Olinda intensifica ações para retomada das aulas presenciais

Todas as medidas para garantir o cumprimento dos protocolos sanitários estão sendo tomadas

Publicado por: Redação Secom, em: 17/08/21 às 9:52

Por Pattricia Viviane

A Prefeitura de Olinda, através da Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Juventude, está no ritmo final para volta às aulas seguindo a portaria Nº0266, publicada no dia 5 de agosto. Por isso, o Departamento de Gestão divulgou uma carta aberta aos conselheiros escolares com objetivo de reforçar o compromisso na educação. Peças publicitárias orientando os novos hábitos dos estudantes também estão sendo fixadas nas unidades de ensino. Profissionais de serviços gerais passarão por nova capacitação para novos hábitos e maneiras de execução. Paralelamente, o ritmo de visitas às escolas do secretário municipal de Educação, executivos, equipe de manutenção e gestão escolar têm duplicado.

“Olinda está adequando as escolas, se preparando para este retorno num contexto diferente de quando as unidades fecharam. Cada unidade de ensino tem uma realidade diferente, no entanto, o protocolo será o mesmo utilizado em todas as escolas”, afirma o secretário de Educação, Esportes e Juventude, Paulo Roberto Souza Silva.

A retomada das aulas presenciais da rede municipal de ensino será gradual, com intervalos de no mínimo uma semana entre os grupos de alunos e manutenção do ensino remoto. A volta para sala de aula iniciará com os estudantes das séries finais do ensino fundamental. O retorno das turmas do infantil será feito posteriormente. “Esta volta não significa que a pandemia acabou. Estaremos devidamente preparados para recebê-los, seguindo todos os protocolos estabelecidos para esse retorno, além de toda saudade e vontade de revê-los pessoalmente, estamos nos preparando com muito carinho para oferecer um ambiente acolhedor que possibilite a continuidade da nossa proposta pedagógica de qualidade”, comenta Paulo Roberto.

Neste novo modelo de convivência, a Secretaria de Educação, Esportes e Juventude de Olinda tem buscado cada vez mais a ajuda, compreensão, conscientização e responsabilidade nas medidas individuais que serão fundamentais para amenizar os riscos e garantir a segurança de todos. Será obrigatório o uso das máscaras de forma adequada, a intensificação do hábito de lavar as mãos com água e sabão ou higienização com álcool em gel 70%, evitar cumprimentos com aperto de mão, abraços e beijos, como também manter o distanciamento. “Temos uma cultura de demonstrar afeto através do contato físico e mudar esse hábito não é simples, por isso a importância dessa conscientização” finalizou o secretário.

Confira a íntegra da carta:

Olinda, 16 de agosto de 2021.
CARTA ABERTA AOS CONSELHEIROS(AS) ESCOLARES
Prezado(a) Conselheiro(a):

Devido à pandemia, estamos vivenciando um momento atípico em todos os setores, incluindo educação. As aulas presenciais foram suspensas há mais de um ano, porém o compromisso com os nossos educandos foi garantido através das aulas remotas, entrega dos kit’s de merenda escolar e dos atendimentos necessários. Para a manutenção desse compromisso tão importante, contamos com a participação e colaboração de todos os segmentos do âmbito escolar: Comunidade, Família, Estudante, Funcionário, Professor, UE’x e Gestor. Agora, com o retorno às aulas presenciais de forma híbrida e gradativa, manteremos o nosso engajamento que é tão essencial. Continuamos contando com a parceria e empenho de todos os segmentos da Comunidade Escolar, para que esse retorno seja prudente, criterioso e efetivo. Muitos desafios deverão ser superados: planejamento, organização, esclarecimentos, acolhimento, dentre tantos outros. Por isso, a continuidade da dedicação e assistência de todos os segmentos da Comunidade Escolar é fundamental. Conselheiros, vocês como representantes eleitos democraticamente, os segmentos que vocês representam, em conjunto conosco da Secretaria de Educação, Esportes e Juventude – SEEJ, usando a Função Mobilizadora do Conselho Escolar, faremos do retorno às aulas presenciais um sucesso.

Um forte abraço!
Departamento de Gestão Escolar – DGE

%d blogueiros gostam disto: