Notícias

Secretaria de Educação faz parceria com o Instituto Lixo Zero do Brasil

Publicado por: Marcos Oliveira, em: 11/02/20 às 12:03

Por Pattrícia Viviane 

Estudantes da Escola em Tempo Integral Dom João Crisóstomo, no Alto do Monte, estão participando do Projeto Revitalizar, em parceria com o Instituto Lixo Zero do Brasil (ILZB) e a Secretaria Municipal de Educação de Olinda, com a proposta de sensibilizar a comunidade escolar/sociedade sobre práticas de responsabilidade ambiental.

O Projeto Revitalizar será dividido em três etapas: a primeira, será a atuação da unidade escolar com o intuito de engajar o estudante e comunidade para trabalhar a educação ambiental de base; e a capinação no entorno escolar e nos jardins para a revitalização da horta feita pela própria comunidade; a segunda, o processo de coleta seletiva domiciliar com parceria das cooperativa de catadores – Coopmetral, e a terceira, a mobilização comunitária,   com o intuito de revitalizar um ponto de acúmulo de resíduos irregular e criação de uma compostagem.

Nesta segunda-feira, mais de 200 estudantes do ensino fundamental I participaram, neste primeiro momento, de oficinas de conscientização ambiental e de arborização, roda de diálogos com professores e funcionários da cooperativa Coopmetral, e teatro sustentável. A oficina foi ministrada pelo embaixador do ILZB em Olinda, Jean Diniz. “Como a escola tem um papel de disseminadora de conhecimentos, nada mais justo que trazer para dentro dela o conceito de lixo zero, que nada mais é que não misturar o que é reciclável como que é rejeito”, fala.

“A parceria da Secretaria de Educação e o Instituto Lixo Zero nos traz a oportunidade de tirar de dentro da sala de aula a teoria e colocá-las em prática, tornar a aula mais dinâmica e divertida. Nossa ideia é mostrar aos estudantes que o que eles vêem na teoria não é nada que fuja da realidade, é algo palpável, de fácil produção e que é possível inserir em qualquer ambiente”, pontua a diretora da escola Edrízia Gomes.

Para o embaixador, em Olinda, do Lixo Zero Brasil, Jean Diniz, “através da Educação conseguimos impactar e acessar cada vez mais comunidade tendo efetividade nas práticas sustentáveis que ações inovadoras e de manutenção que levamos para frente trazendo a questão da reutilização da reciclagem, do reuso e consequentemente uma qualidade de vida que é o que todos nós almejamos”.

 “Estou amando participar deste dia aqui na escola, foi muito útil para mim. E gostaria de ajudar mais, mas moro longe e minha mãe não deixa. Onde moro tem muito lixo. Tem um quintal que minha mãe joga lixo e eu fico triste. Eu e meu tio recolhemos e colocamos nos cestos”, explica a estudante Jamile Vitoria, 10 anos.

Além da participação da cooperativa de catadores – Coopmetral, o Projeto Revitalizar também com o movimento Coletivo Elas fazem, presidida por Rafaela Cristina que ao mesmo tempo é líder da comunidade do Monte. O Projeto Revitalizar levou ainda para sala de aula temas como a indústria de moda, sendo o mercado bem poluente do mundo.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

%d blogueiros gostam disto: