Secretaria de Educação promove Seminário sobre utilização da Agricultura Familiar na Merenda Escolar

O evento vai fornecer às Organizações da Agricultura Familiar os contatos dos gestores responsáveis pela compra da alimentação na RMR

Publicado por: adminolinda, em: 30/06/10 às 16:19

Olinda será a primeira cidade metropolitana do nordeste a definir o seu plano de aquisição da agricultura familiar - Arte: Diego de Luna

A Prefeitura de Olinda dá mais um passo importante para consolidar uma educação de qualidade no município. No próximo dia 1º de Julho, a Secretaria de Educação realiza o Seminário Metropolitano sobre Aquisição de Gêneros Alimentícios da Agricultura Familiar para Alimentação Escolar, da Região Metropolitana do Recife. O evento acontece das 8h às 18h30, no auditório da Secretaria de Educação, na rua XV de Novembro, 184, Varadouro.

Entre os participantes estão a secretária de Educação do município Leocádia da Hora, representantes da Prefeitura de Recife, do Governo do Estado, das organizações da agricultura familiar e gestores do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A programação conta com apresentação de experiência exitosa municipal, do Projeto Nutre Nordeste, do passo a passo (resolução nº 38/2009) – FNDE, diversas mesas de debates, entre outros.

Um dos objetivos do seminário é disponibilizar aos gestores do PNAE a sistemática da oferta da produção de gêneros alimentícios da agricultura familiar, assim como fornecer às Organizações da Agricultura Familiar os contatos dos gestores responsáveis pela compra da alimentação na RMR.

Vale salientar que Olinda será a primeira cidade metropolitana do nordeste a definir o seu plano de aquisição da agricultura familiar. Durante o seminário, mais precisamente a partir das 10h, acontece o lançamento do chamamento público, com a participação do prefeito Renildo Calheiros, convidando agricultores para participação no processo.

A aquisição de gêneros da agricultura familiar para alimentação escolar está proposta na Lei 11.947 – que trata do PNAE – sancionada pelo Governo Federal em junho de 2009. Com a Lei, passa a ser obrigatório, a utilização de no mínimo 30% dos recursos do FNDE para compra de alimentação escolar da agricultura familiar.  A ação garante principalmente uma alimentação de qualidade, com produtos da safra e que supram as necessidades nutricionais dos estudantes e o fortalecimento da economia local e da agricultura familiar brasileira.

Mais informações:

• Departamento de Planejamento e Merenda Escolar (Secretaria de Educação) – 3305 1027