Notícias

Secretaria de Educação realiza Formação Continuada sobre alimentação escolar

Capacitação é voltada para os auxiliares da Ação Educativa na Alimentação Escolar, antigas merendeiras

Publicado por: Secom, em: 05/07/11 às 19:54
Merenda - Foto: Marcello Casal Jr/ABr

Foto: Marcello Casal Jr/ABr

Nos dias 07 e 08 de julho, 492 auxiliares da Ação Educativa na Alimentação Escolar, antigas merendeiras, estarão reunidos para Formação Continuada, do Departamento de Planejamento de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação de Olinda. A capacitação, que acontece anualmente, está dentro do programa da Secretaria que visa garantir a qualidade da merenda desde a aquisição e elaboração dos cardápios à distribuição dos alimentos. O evento acontece no teatro Beberibe, no Centro de Convenções de Pernambuco, de 8h às 16h.

Durante o evento os profissionais vão receber treinamentos sobre práticas de manipulação e armazenamento de alimentos e utensílios, além de informações sobre higiene pessoal e do ambiente e a importância do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s). Entre os temas que serão trabalhados nas palestras estão Motivação, Educação Alimentar e Segurança no Trabalho.

De acordo com a chefe do Departamento de Planejamento de Alimentação Escolar, Denise Mota,  mesmo a merenda não sendo produzida nas escolas, é importante a capacitação dos profissionais, pois eles recebem, distribuem em porções e entregam a merenda aos estudantes. “A capacitação garante um trabalho com mais qualidade até o alimento chegar às mãos do aluno. O profissional precisa usar os equipamentos necessários e ter alguns cuidados ao manipular os gêneros alimentícios”, explica.

A merenda escolar em Olinda não é produzida nas escolas desde o ano de 2003. A mudança veio em contraponto à problemática encontrada na rede em 2001, quando a produção era descentralizada, cerca de 1,5 toneladas de alimentos estavam estragados e várias unidades de ensino estavam sem receber os alimentos. Inicialmente o fornecimento foi regularizado, em seguida a prefeitura licitou o serviço para adquirir a merenda pronta e garantir regularidade na entrega, higiene e qualidade nutricional. O sistema foi implantado após várias pesquisas sobre a produção e distribuição dos lanches em todas as escolas do país.

Programação

07/07

  • Palestra com a psicóloga Paulete Gonçalves com o tema: Motivação e suas implicações no cotidiano pessoal e profissional;
  • Apresentação do Programa de Segurança Alimentar Educação de Olinda, com a Nutricionista Cláudia Freire;
  • Apresentação da Cozinha Industrial da Empresa Alimentação Perfeita, pela nutricionista Vera Lúcia Aguiar.

08/07

  • Palestra com a nutricionista Maria Carolina Tenório com o tema: A importância da alimentação adequada no período escolar;
  • Palestra sobre Segurança no Trabalho (uso de Equipamento de Proteção Individual -EPI), com o Professor em Segurança do Trabalho Marco Fernandes;
  • Palestra com o nutricionista Daniel Souza, com o tema: Boas práticas na manipulação da alimentação escolar. OBS: Em Olinda os profissionais porcionam e distribuem a merenda. Para alunos de creche eles preparam o desjejum e os lanches. Por esses motivos é importante treinamentos relacionados a manipulação de alimentos.
  • Apresentação de projetos e experiências bem sucedidas na alimentação escolar em Olinda. Apresentação das Escolas: Shekiná, 12 de março, Dona Brites de Albuquerque e Ministro Marcos Freire.
%d blogueiros gostam disto: