Notícias

Secretaria de Educação realiza formação para a melhoria do manuseio da merenda escolar

Cerca de 300 auxiliares participaram de treinamento sobre boas práticas de manuseio de alimentos, que contou com palestras, dinâmicas e exibição de vídeos

Publicado por: adminolinda, em: 07/08/14 às 15:23
No evento, cerca de 300 auxiliares receberam orientações de boas práticas de manuseio de alimentos para contribuição na entrega das merendas escolares. Foto: Luiz Fabiano/Pref.Olinda

No evento, cerca de 300 auxiliares receberam orientações de boas práticas de manuseio de alimentos para contribuição na entrega das merendas escolares. Foto: Luiz Fabiano/Pref.Olinda

Finalizou no fim da tarde desta terça-feira (5) uma formação para os  contratados no Ação Educativa, que são os cargos que auxiliam no serviço escolar. O evento contou com o treinamento da nutricionista Ana Karla Paiva da empresa Ciência e Natureza. Cerca de 300 auxiliares receberam orientações de boas práticas de manuseio de alimentos para contribuição na entrega das merendas escolares. A ação foi organizada pelo Departamento de Planejamento e Alimentação Escolar e teve a proposta de atualizar as funcionárias antigas e preparar as que estão chegando, através da última Seleção Simplificada realizada pela Prefeitura de Olinda, para questões fundamentais para o manuseio da alimentação dos alunos como vestimenta e riscos de contaminação.

O evento contou com palestras, dinâmicas e exibição de vídeos para ajudar na construção do conhecimento. Entre os temas abordados, estão a temperatura dos alimentos, a eliminação de microrganismos, as doenças construídas através de alimentos contaminados (DTA) e seus sintomas e materiais de proteção individual.

“Nosso objetivo foi formá-las e atualizá-las de acordo com as boas práticas orientadas pela Vigilância Sanitária. Então, nós trabalhamos questões específicas de como agir na cozinha e como receber a merenda. Foi muito proveitoso porque foi um momento onde elas puderam tirar as dúvidas do cotidiano”, explica a nutricionista Ana Karla Paiva.

A secretária de Educação, Márcia Souto, fez o encerramento da Formação. “Fiz questão de passar aqui, hoje e dar as boas vindas a vocês. Gostaria de parabenizar às selecionadas e dizer que é muito importante o trabalho de vocês. Nós pensamos a escola como uma construção coletiva, então nós sabemos que o seu funcionamento é um conjunto integrado juntamente ao gestor e o coordenador pedagógico. Então é fundamental o papel da formação porque a escola requer um trabalho específico por lidarmos com crianças. É um espaço que precisa da colaboração de todos. A partir do momento em que vocês entram na escola, estão contribuindo para o processo evolutivo de aprendizagem de uma criança. Vocês são as melhores que temos para desenvolver esse processo. Desejo sucesso no trabalho!”, diz ela.

A funcionária da escola Santa Bárbara aprova a iniciativa. “Foi tudo bem educativo e didático. Vai ajudar muito no meu trabalho ter recebido essas noções de alimentação e cuidados com o cozimento”, diz ela. “Foi muito bom, achei importante poder apresentar minhas dúvidas e opiniões. Aqui, pudemos aprender sobre como manipular o alimento, a questão da assepsia, ajudou a ter uma nova visão e consciência do que é trabalhar com amor e carinho”, foi o que disse Vera Lúcia Gonzaga, funcionária da creche Emanuel.

Veja mais

%d blogueiros gostam disto: